Blog Proprietário Direto
Pequena casa modular, com paredes brancas e grandes janelas de vidro, sobre um gramado
Casa e Decoração,  Tendências

Ambientes modulares são alternativa para aproveitar melhor os espaços de casa nesta quarentena

Compartilhar este post
Botão Anuncie seu Imóvel - Verde

Passando mais tempo em casa nesta quarentena, a decoração e a disposição dos móveis podem começar a cansar. Ou, ainda, pode-se começar a notar que determinado espaço seria mais bem aproveitado se tivesse outra função. Mas o que fazer? Reformas podem ser demoradas e custar caro. É aí que os ambientes modulares surgem como uma alternativa.

O que é uma casa ou ambiente modular?

Muito comuns fora do Brasil, por aqui, as casas e ambientes modulares estão chegando só agora. Como o próprio nome diz, são construções ou ambientes feitos a partir de módulos, ou seja, de partes pré-fabricadas. 

São uma boa opção para quem deseja, por exemplo, adicionar um cômodo a uma parte pouco aproveitada da casa. A principal vantagem é não ter que pensar em detalhes como piso, revestimento, pois já vem tudo pronto. 

Outro ponto positivo, segundo especialistas, é a economia: um custo até 20% menor do que ao construir algo do zero. Com os módulos já prontos, também não há desperdício de material com uma eventual obra, o que significa mais economia. 

No blog Cristiano Casa e Construção o autor levanta outro aspecto interessante: a sustentabilidade deste tipo de ambiente. “Um local com dimensões reduzidas e com instalações pré-definidas nos faz pensar sobre o que realmente precisamos para viver. Nessa perspectiva, um estilo de vida minimalista começa a falar mais alto, controlando nosso instinto de consumo”, reflete. 

O que compõe um ambiente modular?

É comum ambientes modulares possuírem móveis também modulares. Esses móveis: painéis, sofás, mesas, banquetas são multifuncionais. Eles giram, dobram, acoplam e desacoplam. Tudo em nome da versatilidade e do melhor aproveitamento possível dos espaços. 

Um sofá modular, por exemplo, pode ficar grande com todas as partes acopladas como peças de lego, comportando mais de 10 pessoas em datas comemorativas. E menor com as partes separadas, acomodando apenas um casal e ocupando bem menos espaço no dia a dia. 

Neste caso, os “pedaços” do sofá, quando separados, podem ser aproveitados em outros ambientes da casa e até para outras finalidades. Um dos braços do sofá, por exemplo, pode virar puff. E uma parte do encosto, um triângulo, usado como apoio para leitura. 

Sofá de linho azul, em formato de L, feito em módulos que se separam.

O sofá Will é um sofá modular em linho azul. Deixa o ambiente moderno e versátil

Já em relação aos revestimentos dos módulos pré-fabricados, os mais comuns são madeira — compondo uma atmosfera mais rústica e campestre — e cimento, em uma proposta mais contemporânea. 

Integração com outras partes da casa 

Na hora de integrar um ambiente modular com outro que já faz parte da planta original da casa, é indicado manter a unidade e a harmonia visual. Isso significa usar os mesmos tons nas paredes ou nas cores dos móveis. 

Para finalizar, os tapetes ajudam a delimitar sutilmente onde começa um ambiente e termina o outro. As tonalidades dos tapetes podem variar, desde que o estilo ou os materiais utilizados na confecção deles sejam parecidos. 

Caso tenha se interessado pela praticidade de acoplar um ambiente modular à sua casa, converse com um arquiteto e um engenheiro de confiança. Esses profissionais são os mais indicados para orientar sobre a viabilidade deste tipo de projeto. 

E você, já olhou com atenção para a sua casa nesta quarentena e viu quais espaços pode aproveitar melhor? Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e aproveite para conhecer empresas de decoração que podem ajudar você nesta transformação. Se, pelo contrário, percebeu que o imóvel atual não atende mais às suas necessidades, também podemos te ajudar com isso. Anuncie ou encontre um imóvel que seja realmente a sua cara na Proprietário Direto.

Proprietário Direto

A Proprietário Direto é uma plataforma que usa tecnologia para revolucionar a forma de fazer negócios no mercado imobiliário. Aqui é possível anunciar seu apartamento, casa ou outro imóvel, negociar direto com o comprador e economizar os 6% da comissão da imobiliária ou corretagem.
Tudo isso de uma maneira fácil, rápida e segura!

Botão Anuncie seu Imóvel - Verde

Veja algumas histórias reais de quem comprou e vendeu pela Proprietário Direto:

 Proprietária vende seu segundo imóvel através da Proprietário Direto
 Nancy comprou seu imóvel em 1 semana negociando diretamente
 Proprietário vende imóvel diretamente em 3 meses e economiza R$ 24 mil
 Imóvel vendido em apenas um mês pela Proprietário Direto
 Piloto economiza cerca de R$ 42 mil ao vender apartamento sem intermediação
Botão "Ninguém negocia o seu imóvel melhor que você" na cor azul.
Compartilhar este post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *