Menu Principal

Como fazer uma reforma dentro do orçamento

Fazer uma reforma requer bastante planejamento para que o resultado saia como o esperado e também para que os gastos não ultrapassem o orçamento. Se tudo não for pensado e planejado podem surgir imprevistos no meio do percurso que podem transformar a tão sonhada reforma em pesadelo.

reforma1

Para que tudo corra bem, confira algumas dicas de como fazer uma reforma dentro do orçamento:

Defina o que será feito
Antes de iniciar uma reforma defina quais cômodos devem ser reformados e o que será feito em cada um deles. É muito comum que, no embalo, algumas pessoas decidam reformar outras áreas da casa, o que pode gerar custos a mais e resultar em algo inacabado.

Defina seu orçamento
Também é muito importante ter um orçamento definido para que não se gaste a mais nesse processo, ou que a reforma tenha que ser interrompida por falta de verba.

Estabeleça etapas para o projeto
Outra dica é que se faça um cronograma com a ordem do que será feito e onde será feito. Pois assim é possível definir o quanto será gasto com a reforma de cada cômodo.

Consulte um profissional
Consultar um profissional como um arquiteto ou engenheiro é sempre recomendado, pois mesmo que estes cobrem pelos seus serviços, eles melhoram o planejamento da obra, definem os prazos da reforma, dão dicas do que pode ou não ser feito para não comprometer a estrutura do imóvel ou fazer com que ele seja desvalorizado futuramente.

Não compre materiais antecipadamente
Muita gente na empolgação de reformar compra diversos materiais de construção com muita antecedência e, pode ser que alguns deles não sejam necessários na reforma, o que gera um gasto desnecessário que pode fazer falta em algum momento.

Pesquise antes de comprar
Antes de comprar os materiais necessários para a reforma, pesquise os preços para economizar optando pelo lugar que oferece a opção mais barata. Essa pesquisa pode ser feita pela internet sem sair de casa.

Pesquise os custos com mão-de-obra
Em uma reforma é necessário que se contrate alguns profissionais que podem gerar um custo significativo, por isso pesquise bastante antes de contratar os profissionais que farão a reforma da sua casa.

E aí, pronto para começar a reforma?