Menu Principal

Reformas que ajudam na valorização de imóveis

Com ou sem a intenção imediata de alugar ou vender, fazer reformas garantindo melhorias numa casa ou apartamento contribuem muito na valorização de imóveis aos olhos do mercado, além de aumentar o conforto dos moradores. 

Para quem tem o desejo de reformar o imóvel próprio, é possível investir em mudanças, que, possivelmente, podem aumentar seu valor de venda ou aluguel caso essa necessidade apareça no futuro. Ou seja: é, basicamente, unir o útil ao agradável! 

Algumas indicações de reformas que contribuem na valorização de imóveis 

1# Piscina

O investimento na área de lazer é uma ótima forma de valorizar o seu imóvel. Para quem tem espaço no quintal, a construção de uma piscina é uma das primeiras reformas externas a serem consideradas. É importante, porém, que ela não acabe com todo o espaço do quintal: ele deve continuar funcional mesmo nos dias em que o clima não estiver dos melhores para um mergulho. 

Mesmo pequena, a piscina é um adicional incrível nos momentos de descanso e diversão das famílias, portanto, com um bom planejamento, é possível incluir uma delas na sua casa tranquilamente. 

Além disso, você pode conferir azulejos e revestimentos para piscinas que cooperem com a parte externa da casa no que se trata da estética. 


Veja mais alguns revestimentos para piscinas

2# Reforma dos sistemas hidráulico e elétrico

Fazer uma atualização nos canos e fios que ficam por dentro da parede da sua casa é necessário com ou sem a intenção de venda ou aluguel. 

Como o ditado diz, é melhor prevenir do que remediar: é bem mais simples deixar tudo novinho antes que as instalações antigas comecem a dar problema. Se a sua casa for antiga, então, existe uma necessidade de atualização ainda maior. 

3# Churrasqueira

Mesmo sem espaço para a piscina, a churrasqueira é algo que pode ser adaptado até mesmo em varandas gourmet de apartamentos, já que pode ter as dimensões adaptadas ao espaço disponível. 

Ela segue o padrão de valorização de imóveis gerada pela área de lazer, já que proporciona momentos de descontração com facilidade para os moradores e seus convidados. Ah junto dela, não esqueça de construir, também uma pia para facilitar a lavagem dos utensílios de churrasco. 


Veja alguns modelos de churrasqueiras

4# Troca de portas e janelas

Os detalhes estruturais da casa contam muito tanto para a estética, quanto para a segurança do imóvel — algo que é levado em consideração por quase todo mundo no momento da compra. 

As janelas e portas externas, portanto, devem estar dentro dos dois critérios, principalmente em apartamentos, em que é mais simples ter acesso à sua campainha. Prefira portas firmes e estáveis ao invés de modelos de vidro nesses casos. O mesmo vale para os portões em casas maiores. As portas internas também devem ser trocadas, mas principalmente por beleza e padronização, ou seja: não precisam ser sua prioridade caso o orçamento esteja apertado.

5# Reparo e modernização das paredes e chão

Assim como acontece com as janelas e portas, as paredes e chão são detalhes estruturais que chamam muita atenção num cômodo, mobiliado ou não. Por isso, se você busca valorizar o imóvel, deve dar uma olhada no estado dessas superfícies. As paredes pintadas, por exemplo, geralmente precisam de uma nova camada de tinta depois de certo tempo de uso. Para venda ou aluguel, inclusive, você pode apostar nos tons acinzentados e off-white para eles. 

Já no caso das paredes revestidas com azulejos ou porcelanatos e do chão, é bom fazer a troca de placas que estejam antiquadas ou quebradas. Opte por modelos mais modernos e clean de revestimentos cerâmicos, porcelanatos ou outros tipos de materiais. 

6# Banheira

Não importa se o seu banheiro é grande ou pequeno: quase sempre é possível adaptar uma banheira, valorizando o cômodo e dando mais uma funcionalidade a ele. Caso você não consiga um espacinho único para ela, pode usar a área do box do chuveiro — assim, ela vai passar a servir para os dois propósitos. 

Se for possível, ainda é bom que ela tenha hidromassagem: o nível de valorização do imóvel vai acabar subindo mais dessa forma e é possível encontrar alguns modelos de banheiras com preços acessíveis, por menos de R$ 2.000,00, por exemplo. 

7# Melhoria das áreas externas

Mesmo que você não tenha espaço ou não queira investir em piscinas e churrasqueiras, para valorizar o imóvel, o cuidado com a área interna deve refletir o lado de fora da casa. Portanto, vale a pena investir nas paredes, no revestimento do chão, na decoração e, até mesmo, na mobília desta parte da casa. Assim, você aumenta a área de convivência comum da casa ou apartamento, valorizando o imóvel.

8# Ar-condicionado

Nas regiões mais quentes do país, o ar-condicionado acaba se tornando um utensílio essencial no dia a dia, principalmente durante o verão. Você tem duas opções de valorizar o seu imóvel com ele: instalando o modelo central ou os comuns, sejam de janela ou Split. Nesse caso, fique atento: apesar de mais tradicional e simples de usar, o ar-condicionado de janela gera um trabalho um pouco maior no momento da instalação, já que o furo na parede deve ser maior. 

O ar-condicionado Split é mais prático em relação a isso, já que só precisa da passagem da tubulação que liga a condensadora à evaporadora. Ou então, optar pelo modelo Split Inverter, que tem uma tecnologia em que o compressor fica ligado constantemente, diminuindo os picos de energia que causam um gasto maior na conta de luz. 

9# Jardim

Por mais que pareça desnecessária, a parte estética da frente da sua casa é super importante no que se trata da valorização do imóvel. Por isso, projetos de paisagismo e um jardim bem cuidado causam uma ótima primeira impressão — principalmente se eles ficarem na parte da frente da casa. Invista em plantas que são bem resistentes e se adaptam bem aos diferentes tipos climas para que elas estejam sempre vistosas e sejam simples de cuidar. 

10# Porão e sótão funcionais

Se a sua casa já foi construída com porão ou sótão, vale a pena investir numa reforma para que eles se tornem funcionais e de fácil acesso. Cuide dos revestimentos, proteja contra as infiltrações e vazamento de água da chuva, garanta uma boa iluminação e escadas de acesso firmes. O espaço de armazenamento que eles vão oferecer estando bem cuidados é o que vai valorizar o imóvel