Menu Principal

Que tipo de reforma desvaloriza um imóvel

Que toda reforma deve ser planejada muita gente já sabe, porém antes de iniciar esse projeto também é preciso levar em consideração se as alterações feitas podem desvalorizar o imóvel no momento da venda e causar prejuízo tanto pelo valor mais baixo do imóvel, quanto pela quantia investida para reformar.

reforma3

Geralmente o que mais desvaloriza o imóvel são mudanças estruturais, pequenos reparos como troca de azulejo e pintura de paredes podem valorizar, porém grandes alterações na planta, principalmente se forem muito personalizadas para o gosto e estilo de vida do morador podem fazer com que o local tenha que ser vendido por um valor inferior ao desejado devido à desvalorização causada por essas mudanças.

Confira que tipo de reforma desvaloriza um imóvel:

Alteração no número de quartos
Existem algumas alterações no número de quartos como derrubar um quarto para ampliar a sala que geralmente agradam os compradores. Porém, transformar um imóvel de 3 quartos em um loft pode desvalorizar muito.

Mudanças na cozinha
Fazer uma reforma onde uma cozinha comum seja transformada em cozinha americana também pode fazer com que o valor de venda seja mais baixo. Uma cozinha desse tipo atende às necessidades de tipos específicos de pessoas que não cozinham muito, para uma família com filhos não é o modelo ideal.

Ar condicionado
O ar condicionado proporciona bastante conforto, porém o ideal é que se tenha um espaço técnico que esconda o aparelho sem afetar a estética do imóvel, o vão feito para instalar o aparelho não é bem visto por algumas pessoas. O cenário não muda muito caso a pessoa pense em colocar o ar condicionado no terraço do apartamento, pois isso compromete o espaço, além de também não ser visualmente bonito.

Cômodos pouco utilizáveis
Reformar um quarto para transformá-lo em cômodos que atendem ao gosto pessoal do morador e que geralmente não são utilizados pela maioria das pessoas também vai desvalorizar o imóvel como, por exemplo, uma biblioteca ou sala de ginástica.

Personalidade e cor em excesso
Pintar as paredes e trocar os azulejos podem valorizar muito na hora da venda, porém é preciso ter cuidado, paredes com cores muito fortes ou vibrantes e azulejos muito coloridos que atendem ao gosto pessoal do proprietário podem não agradar a maioria dos compradores.

Gesso no teto
O gesso pode tanto valorizar quanto desvalorizar o imóvel. É importante que ele deixe o ambiente mais bonito sem afetar na amplitude do local deixando o pé direito muito baixo.

Materiais sem qualidade
O uso de materiais muito baratos e sem qualidade tanto nas reformas, quanto nas pequenas reparações desvalorizam o imóvel, pois o comprador é atento aos detalhes e esse tipo de material vai exigir que essas reparações sejam refeitas em pouco tempo.

Então, muito planejamento e atenção na hora da reforma!

Imagem de capa: suaobra