Blog Proprietário Direto
Casa e Decoração

Que tipo de reforma desvaloriza um imóvel

Compartilhar este post

Que toda reforma deve ser planejada muita gente já sabe, porém antes de iniciar esse projeto também é preciso levar em consideração se as alterações feitas podem desvalorizar o imóvel no momento da venda e causar prejuízo tanto pelo valor mais baixo do imóvel, quanto pela quantia investida para reformar.

Geralmente o que mais desvaloriza o imóvel são mudanças estruturais, pequenos reparos como troca de azulejo e pintura de paredes podem valorizar, porém grandes alterações na planta, principalmente se forem muito personalizadas para o gosto e estilo de vida do morador podem fazer com que o local tenha que ser vendido por um valor inferior ao desejado devido à desvalorização causada por essas mudanças.

Confira que tipo de reforma desvaloriza um imóvel:

Alteração no número de quartos

Existem algumas alterações no número de quartos como derrubar um quarto para ampliar a sala que geralmente agradam os compradores. Porém, transformar um imóvel de 3 quartos em um loft pode desvalorizar muito.

Mudanças na cozinha

Fazer uma reforma onde uma cozinha comum seja transformada em cozinha americana também pode fazer com que o valor de venda seja mais baixo. Uma cozinha desse tipo atende às necessidades de tipos específicos de pessoas que não cozinham muito, para uma família com filhos não é o modelo ideal.

Ar condicionado

O ar condicionado proporciona bastante conforto, porém o ideal é que se tenha um espaço técnico que esconda o aparelho sem afetar a estética do imóvel, o vão feito para instalar o aparelho não é bem visto por algumas pessoas. O cenário não muda muito caso a pessoa pense em colocar o ar condicionado no terraço do apartamento, pois isso compromete o espaço, além de também não ser visualmente bonito.

Cômodos pouco utilizáveis

Reformar um quarto para transformá-lo em cômodos que atendem ao gosto pessoal do morador e que geralmente não são utilizados pela maioria das pessoas também vai desvalorizar o imóvel como, por exemplo, uma biblioteca ou sala de ginástica.

Personalidade e cor em excesso

Pintar as paredes e trocar os azulejos podem valorizar muito na hora da venda, porém é preciso ter cuidado, paredes com cores muito fortes ou vibrantes e azulejos muito coloridos que atendem ao gosto pessoal do proprietário podem não agradar a maioria dos compradores.

Gesso no teto

O gesso pode tanto valorizar quanto desvalorizar o imóvel. É importante que ele deixe o ambiente mais bonito sem afetar na amplitude do local deixando o pé direito muito baixo.

Materiais sem qualidade

O uso de materiais muito baratos e sem qualidade tanto nas reformas, quanto nas pequenas reparações desvalorizam o imóvel, pois o comprador é atento aos detalhes e esse tipo de material vai exigir que essas reparações sejam refeitas em pouco tempo.

Então, muito planejamento e atenção na hora da reforma! Se puder contar com os conhecimentos técnicos de um engenheiro para fazer modificações estruturais ou um arquiteto, você ganhará muito mais tempo.

Proprietário Direto

Acesse a Proprietário Direto Reformas e Projetos e encontre empresas que possam te ajudar nessa missão. E se você já é uma empresa e quer divulgar seus serviços em nossa plataforma, clique aqui para fazer seu cadastro.

Você sabia que a Proprietário Direto é a única plataforma de compra e venda de imóveis no Brasil que não cobra taxa de comissão pelo sucesso da negociação? Anuncie ou encontre agora mesmo o imóvel ideal para você!

Veja algumas histórias reais de quem comprou e vendeu pela Proprietário Direto:

 Apartamento vendido em menos de 1 mês na Praia Grande – SP
 Piloto economiza cerca de R$ 42 mil ao vender apartamento sem intermediação
 Imóvel vendido em apenas um mês pela Proprietário Direto
 Gerente de TI vende imóvel em menos de um mês pela Proprietário Direto
 Grávida de gêmeos, Priscila precisava encontrar um lugar maior para ser o seu novo lar
Botão "Ninguém negocia o seu imóvel melhor que você" na cor azul.
Compartilhar este post