Blog Proprietário Direto
Direto com o Proprietário

Direitos e deveres do inquilino

Compartilhar este post

Quando se trata da locação de um imóvel, o inquilino, que é quem está alugando o imóvel tem alguns direitos e deveres que devem ser respeitados. Se você está pensando em alugar um imóvel, ou se já está morando de aluguel, confira quais são eles:

inquilino

Pagamento do aluguel
O pagamento do aluguel deve ser realizado na forma e prazo estabelecidos.

Multa
Caso queira sair do imóvel antes do prazo combinado, o inquilino deverá pagar uma multa que geralmente é de três vezes o valor do aluguel e que deve ser proporcional ao tempo restante de contrato.

Multa não obrigatória em caso de transferência de emprego
Caso o inquilino precise sair do imóvel devido à transferência de emprego para um outro lugar, este não necessita pagar a multa contratual. Porém, é necessário avisar o proprietário com 30 dias de antecedência.

Impostos e encargos devem constar no contrato
Devem constar no contrato de aluguel o pagamento de impostos e encargos pelo inquilino,como o IPTU.

O proprietário não pode pedir o imóvel quando quiser
O inquilino pode sair do imóvel quando necessitar mediante pagamento de multa. Já o proprietário não pode pedir o imóvel de volta. Caso o contrato indique um prazo igual ou maior que 30 meses este deve ser respeitado.

O prazo de entrega do imóvel deve ser respeitado pelo proprietário
Após 30 dias do fim do contrato, a locação passa a valer por prazo indeterminado e, caso o proprietário queira o imóvel de volta, ele pode pedi-lo quando desejar, porém este deve dar ao inquilino um prazo de 30 dias para a desocupação.

Danos ao imóvel
O inquilino deve arcar com os danos causados ao imóvel durante sua ocupação.

Entregar o imóvel em boas condições
É dever do inquilino entregar o imóvel em boas condições, as mesmas em que ele se encontrava no quando foi entregue a ele.

Preferência na compra do imóvel
O locatário tem preferência de compra caso o imóvel for colocado à venda e, se esse direito não for respeitado, ele pode entrar com medidas judiciais para requerer seus direitos.

Agora que você já sabe quais são seus direitos e deveres, que tal alugar um imóvel na ProprietárioDireto?

Compartilhar este post