Blog Proprietário Direto
Casa e Decoração

Modernizar a cozinha: o que fazer e qual o investimento necessário?

Compartilhar este post

A cozinha é um dos cômodos principais de uma casa e, justamente por ser muito utilizada, precisa se manter funcional e prática não importa a quantidade de pessoas que more nela.

Por isso, o processo de deixar o ambiente mais moderno é necessário, principalmente se você mora no mesmo lugar há bastante tempo e ele já não te agrada tanto. Entre diferentes produtos que podem ser adquiridos e reformas que podem ser feitas, o que não faltam por aí são dicas para modernizar a cozinha. Nós separamos algumas delas aqui embaixo para você conseguir montar um cômodo contemporâneo, bonito e funcional em casa. Dá uma olhada em como modernizar a cozinha!

Invista nos eletrodomésticos para modernizar sua cozinha

Antes mesmo de pensar em reformas, os primeiros utensílios que você pode usar para deixar o ambiente mais moderno são os eletrodomésticos para a cozinha. Por serem super necessários, eles vão tornar a sua vida mais simples se forem funcionais e práticos ou seja, modernos.

As geladeiras e fogões, por exemplo, em seus modelos tradicionais ou com materiais, podem ser adquiridas com materiais que dão um ar de modernidade, mas produtos como os cooktops, por exemplo, dão o diferencial de tornar o cômodo visualmente mais bonito sem que a praticidade se perca.

O mesmo acontece com os modelos diferentes de geladeiras, como o inverse, em que as posições da geladeira e do freezer são trocadas e os modelos side by side, que tem duas portas verticais, facilitando o acesso a tudo o que estiver guardado nos compartimentos do eletrodoméstico.

Junto com os cooktops, outro elemento necessário e que também influencia na modernização do ambiente é o forno elétrico que, geralmente, é embutido na parede ou em armários planejados.

Algumas mudanças estruturais podem ser necessárias para a cozinha ficar mais moderna

Se você quiser investir mais no processo de modernização além de apenas trocar os eletrodomésticos, uma reforma na cozinha pode ser bem proveitosa.

A iluminação, por exemplo, é algo importante nos projetos de cozinha moderna e ela pode ser explorada tanto na forma natural, quanto artificial.

Ou seja: você pode abrir janelas que vão possibilitar a entrada de luz e também pode investir em painéis de LED, pendentes, plafons, spots em trilhos e outros elementos. Além disso, caso você tenha espaço, uma bancada ou ilha de cozinha são opções incríveis de upgrade na estrutura para modernizar o cômodo.

A ilha de cozinha, inclusive, pode abrigar o cooktop ou, até mesmo, a cuba e a torneira do ambiente que também pode ser escolhida em um modelo mais contemporâneo e com design diferenciado, como as monocomando e monocomando gourmet.

Parte necessária no acabamento pós reforma, os revestimentos para a cozinha também devem ser trocados. Existem modelos de porcelanatos que podem ser colocados através da técnica de piso sobre piso, sem a necessidade de quebrar o chão ou as paredes.

Modelos que imitam peças de mármore ou os revestimentos cimentícios são a tendência do momento: vale a pena apostar em um deles!

Aposte na modernização de armários e espaços para armazenamento

A organização da cozinha é algo importante não apenas para a estética do cômodo, mas para a sua funcionalidade. No caso dos ambientes mais modernos, os armários planejados, que são feitos sob medida para caber nele e atender a todas as suas necessidades ao mesmo tempo são as melhores opções.

Se você tiver espaço, pode apostar na cozinha em L, com os armários ocupando duas paredes. As prateleiras externas, instaladas diretamente nas paredes, também podem ser super funcionais para a organização de utensílios utilizados com frequência desde as louças até os potinhos de condimentos.

A decoração do ambiente dá o toque final no processo de modernização

Além das mudanças estruturais e nos eletrodomésticos, a decoração da cozinha também pode ajudar a modernizar o ambiente. Na hora de comprar aparelhos como geladeira e fogão, por exemplo, você pode optar pelas versões de inox para modernizar, que dão mais elegância e sofisticação aos ambientes.

Nos móveis de uma cozinha planejado, que são feitos de acordo com o seu gosto, a melhor parte é poder brincar na hora de escolher as cores: você pode mesclar tons mais discretos com os ousados, montando uma composição equilibrada e moderna. Além disso, a decoração funcional, feita com os próprios acessórios de cozinha, também é uma opção. Você pode pendurar as frigideiras e talheres grandes ou organizar os utensílios em prateleiras expostas.

Se você gostou das nossas dicas, pode conferir um pouco mais de fotos e inspirações de cozinhas planejadas no site da Leroy Merlin antes de montar o seu projeto!

Adapte as dicas e modernize a cozinha de acordo com as suas necessidades

Antes de decidir como será o processo de modernização, leve em consideração apenas as mudanças que vão funcionar no seu dia a dia, que te agradam e cabem no seu orçamento. A renovação dos eletrodomésticos, por exemplo, pode acontecer gradativamente. As mudanças estruturais, por sua vez, podem ser planejadas com calma e substituídas por soluções temporárias, como os revestimentos autoadesivos.

Faça pesquisas e planeje todo o orçamento para que você saiba exatamente quanto será necessário investir de acordo com os seus desejos para o cômodo. Mesmo que dê um pouco mais de trabalho, essa etapa é essencial para que você consiga chegar ao resultado final de forma mais eficiente.

Fonte: Leroy Merlin

Compartilhar este post