Blog Proprietário Direto
Direto com o Proprietário,  Negociação de Imóveis,  Venda e Aluguel

Saiba como usar o FGTS para comprar ou financiar seu imóvel

Compartilhar este post
Foco em mãos, a esquerda segurando um cofrinho de porquinho e a direita uma mini casa
Foto: internet / FGTS pode ser usado como entrada na compra de imóveis diminuindo consideravelmente o valor de parcelas de financiamento

Todo mundo precisa daquela força quando decide comprar um imóvel, não é verdade? Por isso, existem muitas formas de pagamento que podem facilitar a transação e aliviar o bolso. Uma delas é a possibilidade de pagamento utilizando o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Saiba como fazer um bom negócio usando o Fundo de Garantia:

O que é o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um valor pago pela empresa empregadora ao funcionário para servir de reserva e, também, financiar habitações populares e obras relacionadas.

Vinculada ao regime celetista (CLT), a quantia depositada no Fundo corresponde a 8% do total do salário e fica guardada na Caixa Econômica Federal, em conta aberta automaticamente no  ato do fechamento do contrato de trabalho.

Posso usar o FGTS para comprar um imóvel?

Depende. É necessário se encaixar no perfil exigido:

1. Ter no mínimo três anos de carteira assinada. Não é necessário ser período contínuo;

2. Não ser titular de financiamento imobiliário ativo, concedido no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do País;

3. Não ser proprietário(a) de residência no município onde pretende comprar o novo imóvel.

4. Trabalhar ou morar no município onde fica o novo imóvel.

Documentos necessários

Além dos requisitos citados acima, serão exigidos: carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento ou de casamento, RG e CPF, além da certidão de matrícula e cópia do IPTU do imóvel em questão.

Agente financeiro

É necessário solicitar a um agente financeiro o saque do FGTS neste tipo de transação. Os agentes geralmente são bancos, consórcios ou companhias de crédito imobiliário. No entanto, fique alerta: não são todos os bancos que trabalham com fundo de garantia.

Após a solicitação, o agente financeiro irá comunicar o pedido à Caixa Econômica Federal. É importante ressaltar que o comprador não lida de forma direta com o dinheiro: quando aprovado, o fundo de garantia é depositado automaticamente na conta do vendedor do imóvel. O prazo para liberação do FGTS é de cinco dias em caso de compra, e de 60 a 90 dias em caso de financiamento.

Tipos de imóveis

Somente os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) podem ser comprados com o FGTS, com um limite preestabelecido e redefinido periodicamente. É necessário também que a propriedade esteja abrigada em área urbana e que seja destinada apenas à moradia. Além disso, o mesmo imóvel não pode ter sido negociado com fundo de garantia nos últimos três anos.

Valor disponível

É possível conferir o valor disponível no FGTS através do site da Caixa Econômica Federal, por meio do número do PIS/PASEP e uma senha cadastrada. A Caixa também envia, a cada três meses, um extrato para a casa do empregado, no endereço vinculado à sua conta. Se preferir, é possível checar o saldo em qualquer agência da instituição com o RG e o número do PIS/PASEP.

Valor total x valor parcial

É possível sacar o valor total ou apenas um valor parcial do FGTS. No segundo caso, o comprador deverá avisar e especificar a quantia que será necessária para a compra ao agente financeiro. O que não for sacado continuará na conta do trabalhador.

Financiamento

Em caso de financiamento, há duas formas para facilitar o pagamento do imóvel usando o FGTS.

A primeira é a amortização: a pessoa que deseja comprar saca o valor e adianta o pagamento do imóvel ao banco, reduzindo o saldo devedor da propriedade.

A segunda é a quitação de parcelas a vencer: o pagamento é referente às parcelas cheias –e não somente ao saldo devedor, como na amortização –com juros, taxas e encargos.

Encontre o imóvel ideal para morar e financiar na plataforma da Proprietário Direto. Negociação rápida, fácil e sem intermediários.

Compartilhar este post