Blog Proprietário Direto
Negociação de Imóveis

Financiar um imóvel pode ser bom investimento em época de pandemia

Compartilhar este post

Momento cria oportunidades para quem está interessado em financiar casa ou apartamento

Comprar uma casa própria é o maior sonho dos brasileiros. É isso o que mostrou a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2018 , que afirmou que este foi o principal sonho para 49% dos entrevistados. Mesmo que a pesquisa permitisse mais de uma resposta, fica claro que é imenso o número de pessoas que sonham em ter uma casa para chamar de sua, o que as deixaria longe do aluguel e traria a sensação de realização.

E se nós contarmos que em meio a pandemia do novo Coronavírus, que abalou o mercado financeiro, pode ser o momento ideal para financiar a sua casa e, enfim, conseguir realizar este sonho? Pode parecer estranho, mas as condições estão interessantes. Desde taxas de juros para financiamentos até as oportunidades oferecidas pelas construtoras.

Por que o momento é bom para financiamentos?

O principal motivo é a redução da taxa Selic, que está em queda desde outubro de 2016. A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros da economia brasileira, responsável por ajudar no controle da inflação. Ela é definida em reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que acontecem a cada 45 dias.

Essa taxa corresponde à média de juros que o Governo Brasileiro paga pelos empréstimos que toma com os bancos. Quanto menor é a taxa, mais barato fica o crédito que os bancos oferecem aos consumidores, e maior é a quantidade de dinheiro que circula pelo mercado.

Isso faz com que a taxa Selic esteja diretamente relacionada ao mercado imobiliário. Afinal de contas, uma das principais formas de conceder crédito às pessoas é através dos financiamentos de imóveis.

Como comentamos acima, outubro de 2016 foi quando a taxa começou a cair, passando de 14,25% naquele ano para 6% em agosto de 2019. Em maio deste ano, a taxa atingiu o menor patamar histórico desde 1999: 3%, quando o Brasil começou a adotar o Regime de Metas de Inflação.

Planta de um imóvel sobre a mensa, com uma mão mexendo em uma calculadora e a outra anotando algo em um bloco de notas. Ao lado, réguas e uma trena
<a href='https://www.freepik.com/free-photos-vectors/business'>Business photo created by freepik - www.freepik.com</a>
Imagem: Mercado imobiliário / Selic em queda favorece financiamentos

Como anda o mercado imobiliário?

Até antes da pandemia, ele estava em alta. O ano de 2019 trouxe um crescimento de 1,6% na indústria da construção civil, de acordo com informações divulgadas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

De acordo com José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC), as vendas de imóveis residenciais novos aumentaram 9,7% em 2019 . Também houve alta de 15,45% nos lançamentos, ambos comparados aos resultados de 2018.

Facilidades oferecidas pelas construtoras

Em meio a realidade de distanciamento social, construtoras, empreiteiras e incorporadoras estão com oportunidades especiais para atrair os consumidores:

  •  Lançamentos online: ao invés de fazer os lançamentos presencialmente, a solução foi partir para o ambiente digital. Os interessados podem acompanhar o evento ao vivo direto de suas casas, com todo o conforto e segurança.
  • Tour virtual: os potenciais compradores podem conhecer todos os detalhes das unidades vendidas olhando para a tela dos celulares e computadores e decidir se aquele é o negócio que desejam. A prática já existia antes, mas ganhou ainda mais força.
  • “Lives” para fechar negócios: a venda dos imóveis pode ser feita 100% pela internet, até mesmo na parte de fechar o negócio.O advogado do cliente também pode participar da live para esclarecer dúvidas contratuais e garantir que aquele é realmente um bom negócio.
  • Assinatura digital: ferramentas para assinatura online já existiam, mas a atual situação fez seu uso se tornar ainda mais comum, o que tende a permanecer, mesmo depois que a pandemia passar.

Aproveite o momento e escolha um imóvel anunciado na Proprietário Direto para financiar. Aqui é possível anunciar um imóvel, negociar direto com o comprador e economizar os 6% da comissão da imobiliária ou corretagem. Tudo isso de uma maneira fácil, rápida, segura e transparente.

#PraCegoVer: botão "anuncie seu imóvel" em roxo
#PraCegoVer: botão amarelo "criar interesse"

Veja algumas histórias reais de quem comprou e vendeu pela Proprietário Direto:

Casal vende dois imóveis em cinco meses pela Proprietário Direto!
Em apenas 2 semanas auditor vende apartamento pela Proprietário Direto
Proprietário Direto realiza sonhos de comprador e de vendedor
Proprietário Direto viabiliza venda de imóvel de forma mais econômica e eficiente
Economia, agilidade e segurança garantem compra de imóvel pela Proprietário Direto
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Screen-Shot-2019-05-21-at-5.04.38-PM-550x62.png
Compartilhar este post