Blog Proprietário Direto
Inovação,  Tecnologia,  Tendências

Energia solar em imóveis residenciais

Compartilhar este post

Saiba como utilizar a energia solar e sistemas fotovoltaicos no seu imóvel

A energia solar é uma fonte renovável e sustentável de energia proveniente da radiação emitida pelo Sol. Essa energia pode ser utilizada por diferentes tecnologias, como aquecedores solares ou painéis fotovoltaicos.

Essa fonte de energia limpa é econômica, com ótimo custo-benefício e de fácil instalação. Também se destaca por exigir menos manutenção do que outras fontes tradicionais e evitar desperdícios.

Botão Anuncie seu Imóvel - Verde

Como a energia solar funciona na residências

A energia solar residencial funciona utilizando painéis solares instalados no telhado e gerando energia elétrica quando há presença de luz do sol. Essa energia é levada ao inversor solar que altera a corrente elétrica, de contínua para alternada, para haver compatibilidade com a corrente da residência, ficando pronta para utilização em qualquer equipamento da sua casa.

Se a sua residência com painéis solares gerar mais energia do que está consumindo, a energia extra irá para a rede da distribuidora e gerará um crédito de energia para você. Os painéis também ajudam a valorizar o imóvel, além de ser uma opção de energia limpa e sustentável.

Dois homens instalando painéis solares em uma residência.

Tipos de sistemas fotovoltaicos

O sistema fotovoltaico pode funcionar de três maneiras que definem se está ou não ligado a rede elétrica da concessionária.

  • On grid: Esse sistema é utilizado onde há conexão com a rede da concessionária, por exemplo o meio urbano. Pode ser instalado em residências e empresas de todos os tamanhos. A principal vantagem no Brasil desse sistema é a compensação de energia elétrica, já regulamentada por lei. A energia elétrica produzida é enviada para a concessionária que, ao final do mês, abate parte da sua conta de luz através de um sistema de créditos.
  • Off grid: Quando opera de forma autônoma, ou seja, não é integrado à rede “pública” de energia elétrica. Ele é ideal para locais distantes da rede ou sem acesso à distribuição de energia, como áreas rurais, tanto em ambientes produtivos como residenciais. Nessa configuração toda a energia gerada pelos painéis são armazenadas em baterias.
  • Híbridos: Os sistemas híbridos de energia solar fotovoltaica são uma mistura de sistemas autônomos com sistemas conectados à rede elétrica. Isso significa que o sistema é conectado à rede elétrica ao mesmo tempo que faz uso de baterias para armazenar parte da energia excedente.

Como instalar na sua casa

Se você esta tendo um custo alto com energia elétrica saiba que a energia solar poderá acabar com esse problema. Existem empresas que podem te ajudar desde a escolha do sistema até os serviços de instalação e manutenção adequada de toda a estrutura.

Na Proprietário Direto Reformas e Projetos você pode encontrar uma grande variedade de empresas focadas em instalação de energia solar.

Essa é uma ótima saída para você valorizar ainda mais o seu imóvel na hora de vendê-lo. Afinal, todo mundo gosta de economia, em especial quando se trata da conta de luz.

Botão Anuncie seu Imóvel - Verde

Proprietário Direto

A Proprietário Direto é uma plataforma que usa tecnologia para revolucionar a forma de fazer negócios no mercado imobiliário. Aqui é possível anunciar seu apartamento, casa ou outro imóvel, negociar direto com o comprador e economizar os 6% da comissão da imobiliária ou corretagem.

Encontre compradores interessados em todos os tipos de bairros. Tudo isso de uma maneira fácilrápida e segura!

Veja algumas histórias reais de quem comprou e vendeu pela Proprietário Direto:

 Proprietária vende seu segundo imóvel através da Proprietário Direto
 Nancy comprou seu imóvel em 1 semana negociando diretamente
 Proprietário vende imóvel diretamente em 3 meses e economiza R$ 24 mil
Imóvel vendido em apenas um mês pela Proprietário Direto
Piloto economiza cerca de R$ 42 mil ao vender apartamento sem intermediação
Botão "Ninguém negocia o seu imóvel melhor que você" na cor azul.
Compartilhar este post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *