Blog Proprietário Direto
Inovação,  Tecnologia,  Tendências

Descubra o que é e como ter uma casa conectada

Compartilhar este post
Fachada esterna de uma casa branca, com luzes amarelas em seu interior, com um gramado a frente.
Foto: Blog La Triveneta Cavi / Smarts houses ou casas conectadas são o presente – e prometem ser também o futuro – da Arquitetura e Design de Interiores

Já pensou em ter uma casa digna de ficção científica? Como a casa de Theodore Twombly, do filme Her (2013)? Agora é possível com IoT e as smart houses. O que foi imaginado nos anos 80 e parecia possível somente num futuro muito distante, hoje é possível graças a tecnologia do IoT, a Internet das Coisas (do inglês Internet of Things). Neste artigo, mostraremos quais ferramentas e tendências de loT para smart houses que estão influenciando o mercado imobiliário e como utilizá-las no seu imóvel.

Mas o que é a internet das coisas (IoT)?

A Internet das Coisas é uma tecnologia desenvolvida em resposta ao avanço de diversas áreas, como sistemas embarcados, microeletrônica, comunicação e sensoriamento, que surgiu com força no final dos anos 90. Na prática, é uma conexão entre diversos dispositivos através da internet. Ela integra aparelhos pessoais, domésticos, equipamentos de grande porte a aparelhos com tela, como tablets, celulares e computadores. Assim, você pode acompanhar o que acontece em sua casa 24h, independente de onde está.

Acredita-se que a IoT poderá adicionar de $ 4 a $ 11 trilhões à economia global até 2025, sendo que apenas no Brasil esse número poderá chegar a 200 bilhões de dólares, e boa parcela disso direcionado para as tecnologias implantadas em utilidades domésticas.

Smart houses

Imagine acordar cedo com o despertador para ir ao trabalho. Quando você acorda, antes mesmo de sair da cama, já sente o cheiro de café na cafeteira, fresquinho. Isso acontece porque o seu aplicativo de despertador disse para cafeteira que você acordaria às 6h, portanto, às 5h50 sua cafeteira ligou sozinha e deixou seu café pronto. Essa é a realidade que a IoT permite dentro de uma smart house.

Smart houses podem se dividir em: casas automatizadas e casas com aparelhos smart (inteligentes). As casas automatizadas tem a característica de serem smart desde o projeto, ou seja, foram projetadas para isso. Dentro das paredes, na parte elétrica, hidráulica, estrutura. Claro que casas já prontas podem passar por essas adaptações, mas é mais custoso e demorado.

A outra opção é integrar todas as ferramentas da sua casa com a função smart, ou seja, tudo passa a ser conectado pela internet e controlado por uma tela que está no alcance das suas mãos. Conheça algumas dessas ferramentas:

Cafeteira

As cafeteiras que fazem conexão com a rede sem fio são tendência no que se trata de IoT para ferramentas residenciais. Atualmente, há diversos modelos, com inúmeras funcionalidades.

Economia de água

Imagina um sistema integrado que possa colocar em números exatos o quanto uma grande cidade foi capaz de economizar graças a automação? Foi o que aconteceu em Houston, nos EUA. As smart houses com rastreio de consumo de água, além de promoverem economia, ainda promovem práticas sustentáveis dentro de casa.

Fechaduras por meio de biochip

Talvez este seja um dos itens mais futuristas da smart houses, e divide opiniões. O biochip que permite abrir portas foi desenvolvido por uma agência de marketing para que seus funcionários nunca mais perdessem o cartão de acesso à catraca. Ele deve ser aplicado sob a pele do usuário, tem quase o tamanho de um grão de arroz, é biodegradável e para colocar é tão simples que pode ser colocado até por bodypiercings. Ele pode substituir fechaduras e fazer parte de um sistema de segurança.

Lâmpadas

Ainda na ideia de economia financeira e sustentabilidade, as lâmpadas inteligentes permitem controle total da iluminação. Também há possibilidade de ser feito por aplicativos, programável para acender e apagar, sem necessidade de interação humana, ao identificar que não há presença de pessoas num ambiente, por exemplo.

Espelhos

Em versões “básicas”, espelhos inteligentes funcionam como a assistente do Google: te dão bom dia, te falam a melhor rota para o trabalho, te dão as notícias do dia e falam a previsão do tempo. Mas hoje já existem versões tão avançadas, como a HiMirror, que dá um relatório sobre as condições da sua pele e os melhores tratamentos.

Máquina de lavar

As máquinas de lavar da Whirlpool, que já são comercializadas nos EUA, permitem que você programe tudo pela tela do celular. Os sensores de amaciante e sabão em pó te avisam quando estão acabando junto com um pedido de compras e a data de entrega.

E você, o que acha dessas novas tendências? Uma casa conectada faria você se interessar mais por um imóvel? Você faria este investimento na sua residência? Compartilhe sua opinião com a gente! Deixe seu comentário abaixo. E aproveite para encontrar ou anunciar sua casa conectada na plataforma da Proprietário Direto.

Compartilhar este post