Blog Proprietário Direto
Guia de Bairros

Centro de Curitiba atrai pela qualidade de vida e estrutura

Compartilhar este post
#PraCegoVer: botão "criar interesse" em amarelo
#PraCegoVer: botão roxo escrito "anuncie seu imóvel"

Segundo o Green City Index, relatório realizado pela Siemens em conjunto com a Economist Ingelligence Unit, Curitiba é a cidade mais verde da América Latina. A pesquisa analisa oito pontos relativos a sustentabilidade e das 17 cidades da região Sul abrangidas pelo estudo, apenas Curitiba conquistou pontuação acima da média na avaliação geral, com destaque para a qualidade do ar, reuso de resíduos e mobilidade urbana.

Por tudo isso, Curitiba detém os títulos de Capital Ecológica do Brasil e de cidade mais sustentável da América Latina. Vale ressaltar que a cidade tem o menor índice de analfabetismo do País, entre todas as capitais brasileiras, e posiciona-se entre as 10 cidades com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), segundo levantamento recente da ONU.

Todos os títulos conquistados por Curitiba podem ser vivenciados no dia a dia dos moradores do Centro da cidade. Ruas arborizadas, avenidas largas e asfaltadas, construções históricas, variedade comercial e de lazer são alguns dos atrativos do Centro.

A Proprietário Direto, plataforma digital de compra e venda de imóveis pela internet, oferece excelentes opções de apartamentos, casas e sobrados no Centro de Curitiba. Tudo sem intermediários, sem burocracia e com maior potencial de economizar, porque não existe o pagamento de taxas e nem interferência de corretores ou de imobiliárias. 

Foto de mesinhas de madeira na calçada, na região histórica do Largo da Ordem. Ao fundo, prédios históricos, no chão, piso de pedra
Foto: internet / Largo da Ordem, região histórica no Centro de Curitiba

O Centro de Curitiba é ideal para quem deseja usufruir de todos os benefícios de uma grande metrópole, mas sem abrir mão das facilidades do cotidiano. O bairro oferece centros comerciais para diferentes gostos e bolsos. Por lá, há ótimos shoppings: Avenida Shopping, Shopping Curitiba, Shopping Muller, Shopping Centro de Descontos, Shopping Estação, entre outros. A infraestrutura de saúde também é vasta, com destaque para o Hospital Santa Casa de Misericórdia, Centro Hospitalar Nossa Saúde e o Hospital do Trabalhador.

Fachada de um prédio branco clássico, de dois andares, com uma escadaria a frente
Foto: Priscilla Fiedler / Fachada clássica do Shopping Curitiba

O bairro conta ainda com bons colégios, entre eles: Bom Jesus, Colégio Marista Paranaense, Escola Cosmos, Centro de Educação Infantil A Escada do Tempo, Castelinho do Saber e o Colégio Martinus, considerado uma escola de comunidade que funciona desde 1948.

Há também opções de ensino superior, como Camões Faculdades Integradas, Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade), Faculdade Internacional de Curitiba e a Faculdade de Educação Superior do Paraná, considerada uma das mais antigas do Estado.

Bora passear, “piazada”!

Falando de lazer, para quem gosta pedalar, o bairro possui 208,5 quilômetros de ciclovias. A prefeitura disponibiliza, inclusive, um guia para os ciclistas, o “Curta Curitiba Pedalando”, que traz rotas para quatro passeios diferentes. Para acessar, basta entrar no site do Instituto Municipal de Turismo. “Boa parte do trajeto é arborizado e convidativo a pedaladas pelas áreas verdes da cidade, além de uma forma saudável e diferente de conhecer monumentos, cafés, restaurantes e bares”, afirma Tatiana Turra, presidente do Instituto.

Aliás, o que não falta em Curitiba são opções de parques públicos com imensas áreas verdes. Entre os mais conhecidos estão o Parque Birigui, Tanguá, Tingui, São Lourenço, Bosque Alemão, Bosque João Paulo II.

Se você prefere mergulhar no universo dos museus, com certeza vai se deslumbrar com a variedade existente no Centro da capital curitibana. Apenas para listarmos algumas opções: Museu do Holocausto, Solar do Barão – Fundação Cultural de Curitiba, Museu de Arte Sacra de Curitiba, Museu Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e Museu da Imagem e do Som.

Curitiba foi colonizada por imigrantes europeus com destaque para alemães, franceses, suíços, poloneses, italianos, ucranianos, e todos eles influenciaram fortemente a cultura e culinária local. Tanto é verdade, que a cidade tem um bairro dedicado à gastronomia italiana, o Santa Felicidade, que fica a apenas sete quilômetros do Centro e que concentra vinícolas, cantinas e restaurantes. E por falar em restaurantes, fizemos uma seleção especial com alguns dos mais icônicos do bairro. 

Para comer bem

Começamos com o Ile de France, inaugurado em 1953, que é considerado como o primeiro restaurante francês de Curitiba; o Durski, referência na alta gastronomia internacional, com destaque para os cardápios ucraniano e polonês; a Porcini Trattoria, focado na culinária italiana e que possui uma adega com mais de 600 rótulos; o Badida, especializado em carnes nobres grelhadas na brasa e o Nomade (Nomaa Hotel) que valoriza a cultura local, a produção artesanal e os ingredientes sazonais.

Nossa seleção também não poderia deixar de fora as badaladas vilas gastronômicas do Centro. Entre elas Vila Urbana, Pátio Faivre e Curitiba Sunset Café, que oferecem desde pizzas, hambúrguer, comida indiana, cervejas, até drinks mais sofisticados, além de música ao vivo. As atrações do Centro de Curitiba são tantas que nem o friozinho local vai te segurar em casa!

Se você procura um lugar para morar e deseja usufruir tudo que o Centro de Curitiba tem para oferecer, acesse agora a plataforma digital Proprietário Direto e confira todos os imóveis que temos para você. Tudo sem taxas ou comissões para corretores e imobiliárias. É rápido, transparente e econômico.

Veja as opções:

Apartamento do Bruno em Curitiba
Apartamento da Fernanda em Curitiba
Apartamento da Fernanda em Curitiba
#PraCegoVer: botão roxo escrito "anuncie seu imóvel"
#PraCegoVer: botão "criar interesse" em amarelo
Compartilhar este post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *