Blog Proprietário Direto
Guia de Bairros

Vila Mariana: diversão, lazer e cultura num só lugar

Compartilhar este post
#PraCegoVer: botão "criar interesse" em amarelo
#PraCegoVer: botão roxo escrito "anuncie seu imóvel"

A Vila Mariana cresceu a partir de 1887, quando começou a funcionar ali o Matadouro Municipal de São Paulo. Isso mesmo! O local onde é hoje a Cinemateca Brasileira, já foi o matadouro da cidade, quem diria… Atualmente, a Vila Mariana é um bairro de classe média.

Uma placa de dor vinho, suspensa, com árvores ao redor e um prédio antigo ao fundo, indicando a direção da Cinemateca da Vila Mariana
Foto: internet / Placa indicando a direção da tradicional Cinemateca da Vila Mariana

Os números da região comprovam: a renda média dos moradores gira em torno de R$ 3,6 mil por mês, quase o triplo da média municipal, que é de mais ou menos R$ 1,3 mil. Todos estes indicadores têm reflexo na excelente infraestrutura de lazer, transporte, hospitais, escolas, universidades, centros culturais, shoppings, bares e restaurantes da região.

O bairro está localizado na zona Centro-Sul de São Paulo, delimitada ao Norte pela Av. Paulista, ao Leste pela Av. dr. Ricardo Jafet, ao Sul pela Rua Loefgren e a Oeste pela Av. Rubem Berta. O fato da mais famosa avenida da cidade, a Av. Paulista, fazer parte de seu traçado já deixa claro que a Vila Mariana é, realmente, um lugar privilegiado. 

Confira o tour que a Proprietário Direto fez no bairro:

“É um bairro seguro, onde se pode transitar tranquilamente a pé, tem grande oferta de serviços, de restaurantes, de hospitais, de escolas, muito próximo ao Parque do Ibirapuera e aos domingos pela manhã ainda é possível ouvir os pássaros cantando, o que torna o bairro muito especial”, conta Mirele Oliveira, engenheira de Segurança do Trabalho, que mora na Vila Mariana desde 2015.

O grande volume de estudantes na região promoveu uma proliferação de bares, pubs, botecos, galerias de artes e espaços para interação entre o público jovem, com destaque para três bibliotecas: Chácara do Castelo, Viriato Corrêa e o espaço de leitura Zalina Rolim. “O bairro tem vida noturna agitada, mas com hora pra terminar. Não costuma ter agito depois de uma da manhã”, garante Mirele.

A facilidade de acesso à Vila Mariana aumenta o frenesi no bairro, que é atendido pelas linhas 1-Azul e 2-Verde do metrô, além da linha 5-Lilás e de uma variedade de linhas de ônibus.

Lazer e diversão andam de mãos dadas

Foto: Internet / Lago do Parque Ibirapuera

Para quem gosta de fazer umas comprinhas, o bairro oferece alternativas como o Shopping VM Vila Mariana, o Centro Comercial de Vila Mariana e um dos mais completos da cidade, o Shopping Metrô Santa Cruz.

Um dos trechos da rua Domingos de Morais reúne mais de 10 lojas voltadas para o público plus size, algumas delas são a Cia de Moda, a GG Store e a Melyzê.

Agora se você procura intensificar sua conexão com o universo pela religião, a Vila Mariana possui locais para cultuar os mais diferentes credos, como as católicas Paróquia Nossa Senhora da Saúde, a Igreja Santa Rita de Cássia, o budista Templo Tzong Kwan, além de igrejas evangélicas como a Presbiteriana e a Anglicana

Mas se você é daquelas pessoas que adora uma caminhada, corridinha ou atividade ao ar livre, a Vila Mariana te presenteia com o Ibirapuera. Com mais de 60 anos, área total de 130 hectares, o local tem tudo para agradar os amantes da natureza: pista para corrida, aparelhos de ginástica, quadras, playgrounds, ciclovia, planetário e uma das mais coloridas e bonitas decorações de Natal da cidade. Outras áreas verdes muito bem estruturadas na Vila Mariana são o Parque da Aclimação, o Sesc e o Parque Modernista.

O pedaço mais saboroso do Guia de Bairros sobre a Vila Mariana ficou para o final. Confira a seleção feita pela revista Veja São Paulo (online) dos melhores restaurantes da região:

  • Pizzaria 1900, num antigo casarão do começo do século 20, que preserva até hoje a fachada do local.
  • Tem também a Pizzaria Carlitos e a Quintal do Braz.
  • Para boa carne, vá até a Dr.Tché La Parilla de la Villa, o bife de choizo e a picanha são deliciosos.
  • Seu paladar é voltado para as delícias árabes? Dê uma passadinha na casa de chá Khan El Kalili, que além de comidas típicas oferece shows de dança do ventre de terça a domingo.
  • “O melhor restaurante para mim é o Fuego Celeste, que tem excelente comida, preço justo e ótimas cervejas”, comenta a moradora Mirele.
  • Agora se for para petiscar, ela prefere o Bar da Villa. “Onde a equipe te atende com tanto carinho e atenção que o lugar até parece a extensão de sua casa”, comenta.
  • Outro restaurante tradicional é a Trattoria Friccó, um legítimo representante italiano.
  • Destaque também para os bares Veloso, que dizem ter a melhor coxinha de frango da cidade, e Jabuti, que tem opções com frutos do mar que combinam à perfeição com uma cerveja geladinha.

Se você está encantado por tudo que a Vila Mariana oferece e quer vivenciar o melhor da qualidade de vida de São Paulo, acesse as opções anunciadas aqui na Proprietário Direto. Faça o melhor negócio de sua vida!

Veja as opções

Apartamento da Rosane na Vila Mariana
#PraCegoVer: botão roxo escrito "anuncie seu imóvel"

Apartamento do João na Vila Mariana
#PraCegoVer: botão "criar interesse" em amarelo

Compartilhar este post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *