Blog Proprietário Direto
Negociação de Imóveis

10 dicas antes de alugar um imóvel

Compartilhar este post

Antes de assinar o contrato de locação, confira essas dicas importantes para encontrar o imóvel perfeito para suas necessidades e evitar problemas futuros

Alugar um imóvel pode ser uma decisão importante e que exige cuidado na escolha. Afinal, você irá morar ou trabalhar nesse lugar por um período de tempo e precisa estar satisfeito com a escolha. Para ajudar você nessa tarefa, separamos 10 dicas essenciais que vão auxiliar na escolha do imóvel ideal.

1- Ande pelo apartamento

Antes de assinar o contrato ou começar a mudança dê uma olhada completa no imóvel para ver se existe algum dano deixado pelo inquilino anterior. Você não vai querer arcar com um dano que não foi de sua responsabilidade, né?

2- Revise o contrato

Cuidadosamente revise todas as condições que o inquilino anterior a você assinou. Seu contrato ou acordo de aluguel deve prever o que você considera imprescindível, por exemplo, permitir animais de estimação, pequenas alterações no projeto.

3- Tenha tudo por escrito

Para evitar desculpas ou mal entendidos com o proprietário, tenha tudo por escrito. Guarde cópias de qualquer correspondência e providencie uma carta contendo um levantamento do que você entendeu. Por exemplo, se pediu que o proprietário fizesse reformas , ponha isso na sua carta de requerimentos e mantenha uma cópia com você. Se o proprietário concordar com isso oralmente, envie um documento para confirmação.

4- Proteja seus direitos de privacidade

Ao lado de disputas sobre o aluguel ou depósito de segurança, um dos mal entendidos mais comuns é sobre o direito do proprietário entrar no imóvel alugado. Proteja seus direitos de privacidade.

5- Reformas exigidas

Você tem o direito de morar em um imóvel habitável. A maioria dos proprietários é obrigada a oferecer aos inquilinos instalações habitáveis, incluindo impermeabilização, aquecimento, água, eletricidade, limpeza, higiene e instalações estruturalmente seguras. Se o imóvel não foi mantido em bom estado, você tem um número de opções que variam desde usar uma parte do valor que seria pago no aluguel para pagar por esses reparos, ligar para um inspetor que vai dizer para o proprietário fazer os reparos, ou até se mudar sem a responsabilidade de ter que pagar por aluguéis futuros.

6- Comunicação com o proprietário

Mantenha uma comunicação com o proprietário. Se houver um problema, por exemplo, e ele demora para fazer reparos, converse sobre isso para ver se essa questão pode ser resolvida facilmente.

7- Tenha um seguro fiança

seguro fiança além de ser uma garantia que o proprietário vai receber o valor referente ao aluguel, também pode cobrir, dependendo do pacote, danos ao imóvel ou pagamento de algumas despesas.

8- Proteja seu depósito de segurança

Para se proteger e evitar mal entendidos tenha certeza que seu contrato ou acordo de locação está claro sobre o reembolso do depósito de segurança, incluindo as deduções permitidas. Quando você se mudar caminhe pelo imóvel juntamente com o proprietário para registrar danos existentes nas instalações.

9- Proteja sua segurança

Saiba se o prédio e a vizinhança são seguros, e o que você espera que o proprietário faça caso não sejam. Confira se a propriedade é vulnerável a entrada de criminosos e verifique se algum assalto já ocorreu no local ou em lugares próximos. Se assaltos são bastante recorrentes, talvez o proprietário deva tomar algumas medidas.

10- Lide adequadamente com despejos

Se acontecer de você ser despejado por qualquer motivo, você deve saber quando lutar contra uma ordem de despejo e quando deve se mudar. Se você sentir que o proprietário está claramente errado (por exemplo, você não recebeu a ordem de despejo, as instalações são inabitáveis), você pode querer contestar esse despejo. Mas, a menos que você tenha a lei e as provas dos fatos ao seu lado, lutar contra a ordem de despejo pode ser imprudente. Se você perder um processo de despejo você pode terminar devendo, o que pode comprometer a sua avaliação de crédito e a capacidade de facilmente alugar imóveis com futuros proprietários.

Proprietário Direto

A Proprietário Direto é uma plataforma que usa tecnologia para revolucionar a forma de fazer negócios no mercado imobiliário. Aqui é possível anunciar seu apartamento, casa ou outro imóvel, negociar direto com o comprador e economizar os 6% da comissão da imobiliária ou corretagem.

Encontre compradores interessados em todos os tipos de bairros e cidades. Tudo isso de uma maneira fácilrápida e segura!

Veja algumas histórias reais de quem comprou e vendeu pela Proprietário Direto:

 Casal vende dois imóveis em cinco meses pela Proprietário Direto!
 Proprietária vende apartamento em um mês com a Proprietário Direto
 Proprietário vende imóvel diretamente em 3 meses e economiza R$ 24 mil
 Imóvel vendido em apenas um mês pela Proprietário Direto
 Arquiteta vende imóvel em menos de 2 meses economizando R$ 30 mil
Botão "Ninguém negocia o seu imóvel melhor que você" na cor azul.
Compartilhar este post