Blog Proprietário Direto
Casa e Decoração,  Segurança e Cuidados

Pequenas reformas e reparos: o que fazer e o que não fazer sem ajuda profissional

Compartilhar este post

Todo mundo quer deixar a casa ou o apartamento mais bonito, não é? Porém, algumas vezes são necessários alguns reparos ou pequenas reformas. Mas o que dá e o que não dá para fazer sozinho em casa? No que é necessário ter ajuda profissional?

Conversamos com o arquiteto Felipo Teles de Souza, que nos deu algumas dicas sobre o que é possível fazer por conta própria e o que é arriscado. Ele ressalta que antes de fazer uma reforma é necessário se informar sobre qual indicação técnica será necessária. Dependendo do tamanho e do tipo da obra, pode ser preciso acompanhamento de arquiteto ou engenheiro.

Pintura

Pintar paredes é algo possível de fazer sozinho e que deixa o imóvel com uma aparência mais bonita, renovada. Porém, só se as paredes estiverem em bom estado. Caso contrário, é necessário contratar um profissional para rever acabamento, nivelamento, fissuras, etc.

Iluminação

A iluminação, assim como a pintura, faz bastante diferença num ambiente, principalmente para quem quer expor o apartamento para venda e/ou aluguel. É possível trocar facilmente uma lâmpada queimada ou mudar os tons da iluminação, de uma cor mais amarelada e relaxante para uma mais branca e viva, por exemplo, sem precisar da ajuda de um profissional.

Adesivar e envelopar

Hoje em dia muita gente está adesivando e envelopando móveis e paredes. Existe um adesivo pronto chamado vinílico para aplicar na parede e renovar o espaço (quem disse que vinílico era só para o piso, não é mesmo?).
Muita gente está adesivando a geladeira também. Se ela está antiga ou com a pintura desgastada, é muito fácil dar um aspecto novo com um adesivo de cor diferente ou estampado.

Também é possível adesivar vidros e até azulejos. Existem adesivos prontos com o formato do azulejo para colar em cima dos de verdade.  Existe ainda um produto chamado Forrorama, que consiste em placas plásticas adesivas para revestir a parede. Tudo isso é possível fazer sozinho em casa, mas sempre verificando as instruções de aplicação desses materiais.

Restaurar móveis antigos

A decoração também ajuda muito na aparência do imóvel. Então, caso tenha aquele móvel antigo que já está ficando sem graça, é possível lixá-lo e pintá-lo.

É possível fazer sozinho, mas pode ser arriscado

Elétrica

Caso não entenda muito bem o que está fazendo, chame um profissional. Problemas com a parte elétrica são alguns dos mais frequentes entre os reparos que as pessoas tentam fazer sozinhas, resultando em queima de aparelhos e fusíveis, por exemplo. Procure um profissional.

Trocar peça de azulejo

Caso você tenha uma peça de azulejo danificada em seu imóvel, é possível trocar sozinho sem a ajuda de um profissional, na internet mesmo existem tutoriais que ensinam a fazer isso. Mas cuidado, você pode deixar mal colado ou torto, quebrar a peça, fazer mais sujeira do que seria necessário. Na dúvida, sempre converse com um profissional.

Não é recomendado fazer sozinho

Trocar piso de madeira

O piso do apartamento é algo bastante notável. Por isso, mesmo que pareça simple, mexer nele sem auxílio não é recomendado. Caso uma das placas seja danificada, pode ser necessário trocar o piso inteiro, principalmente em apartamentos antigos, onde dificilmente é possível achar um piso do mesmo tipo.

Quebrar a parede/ abrir um nicho

Abrir um nicho na parede sem ajuda profissional é bastante arriscado, pois existe a possibilidade de atingir um cabo de energia ou de gás e aí o prejuízo e o estrago serão grandes.

Vaso sanitário

Um vaso sanitário muito velho ou que esteja apresentando defeitos deve ser trocado, mas esse é um procedimento muito complicado e, por esse motivo, é altamente recomendada a contratação de um profissional. Em apartamentos, procure um profissional que esteja acostumado em realizar esse serviço em prédios, pois a tubulação é diferente.

E aí, os reparos que você está pensando em fazer na sua casa são simples ou mais complicados do que pareciam ser?

Proprietário Direto

Acesse a Proprietário Direto Reformas e Projetos e encontre empresas que possam te ajudar nessa missão. E se você já é uma empresa e quer divulgar seus serviços em nossa plataforma, clique aqui para fazer seu cadastro.

Você sabia que a Proprietário Direto é a única plataforma de compra e venda de imóveis no Brasil que não cobra taxa de comissão pelo sucesso da negociação? Anuncie ou encontre agora mesmo o imóvel ideal para você!

Veja algumas histórias reais de quem comprou e vendeu pela Proprietário Direto:

 Gerente de TI vende imóvel em menos de um mês pela Proprietário Direto
 Piloto economiza cerca de R$ 42 mil ao vender apartamento sem intermediação
 Estudante vende imóvel em 10 dias pela Proprietário Direto
 Proprietária recebe visita de comprador interessado apenas 3 dias após cadastrar seu imóvel
 Gerente de e-commerce economiza cerca de R$ 100 mil vendendo imóvel
Botão "Ninguém negocia o seu imóvel melhor que você" na cor azul.
Compartilhar este post