O que considerar antes de comprar um imóvel no litoral
Uma casa na praia é o sonho de muita gente. Ter um lugar para ir com família e amigos durante as férias de verão, finais de semana, feriados. Porém, é preciso levar em conta alguns pontos antes de comprar um imóvel no litoral, para que esse novo investimento não se torne uma dor de cabeça no futuro.
Saiba o que levar em consideração quando for comprar um imóvel no litoral:
Valor do imóvel
Primeiramente, é preciso verificar se o preço do imóvel pelo qual se interessou está dentro de seu orçamento e possibilidades para não adquirir uma dívida inviável futuramente.
Distância da praia
Este é um item de grande importância para muita gente que quer comprar um imóvel no litoral, pois dependendo da distância em que ele está localizado, será necessário ir de carro ou transporte público até a praia.
Além disso, a proximidade da praia pode influenciar, entre outras coisas, na conservação do imóvel. Casas ou apartamentos mais próximos da praia são práticos em relação ao deslocamento. Mas costumam apresentar mais degradação em móveis e na estrutura em função da maresia.
Infraestrutura do bairro
A infraestrutura do bairro também é um ponto a ser levado em consideração. Facilidades como mercados, farmácias, restaurantes e lojas ajudam bastante no período da estadia.
Estado do Imóvel
Antes de fechar negócio verifique o estado do imóvel. Imóveis em estado de conservação precário podem gerar despesas inesperadas além de, algumas vezes, causarem riscos para a segurança das pessoas hospedadas, por isso esse é um item de extrema importância.
Valor do condomínio
Caso opte por um apartamento, verifique também se o valor do condomínio não vai pesar nas suas despesas mensais. Procure algo que caiba no seu orçamento. Considere, especialmente, que você possivelmente não estará presente no imóvel com frequência para usufruir dos benefícios de um condomínio completo. Então, uma estrutura completa (e mais onerosa) é realmente necessária para você?
Impostos
Antes de comprar o tão sonhado imóvel na praia também é preciso colocar na ponta do lápis despesas com impostos como, por exemplo, o IPTU.
Contas
Assim como toda casa ou apartamento, a casa na praia terá suas contas de consumo como água, luz, gás que serão novas despesas com as quais você terá que arcar.
Segurança
Os imóveis no litoral geralmente são usados em época de férias e feriados, por esse motivo passam longos períodos desocupados. Assim, é necessário certificar-se de que ele esteja localizado em um lugar seguro. Quando se trata de casas, contratar um caseiro ou diarista pode ser uma boa opção.
Limpeza e manutenção
Também é necessário ter ciência de que precisará contratar uma pessoa ou fazer algumas visitas periódicas no imóvel para limpar, realizar reparos e manutenção.
Proprietário Direto
A Proprietário Direto é uma plataforma que usa tecnologia para revolucionar a forma de fazer negócios no mercado imobiliário. Aqui é possível anunciar seu apartamento, casa ou outro imóvel, negociar direto com o comprador e economizar os 6% da comissão da imobiliária ou corretagem.
Tudo isso de uma maneira fácil, rápida e segura!