Blog Proprietário Direto
Casa e Decoração

Grandes reformas de imóveis | Dicas importantes

Compartilhar este post

reformas de imoveis

Imaginando os maravilhosos resultados e as grandes melhorias o que muita gente deixa de imaginar são todos os custos, etapas prazos e necessidades que estão inclusos no pacote quando se trata de grandes reformas de imóveis. Pensando nisso conversamos com o arquiteto Igor Perboni para tirar todas as nossas dúvidas e também dar boas dicas sobre reformas grandes de imóveis.

Em primeiro lugar vamos esclarecer as dúvidas mais comuns:

O que são consideradas grandes reformas de imóveis?

São consideradas reformas grandes:
– qualquer reforma que mexa com a estrutura do imóvel;
– troca de pisos do imóvel todo;
– troca de toda elétrica do imóvel;
– troca de todo encanamento.

Quanto tempo dura uma reforma de grande porte?

Reformas de grande porte duram em média de 3 a 6 meses, mas podem chegar a ter um ano de duração.

Quais profissionais devo contratar?

É essencial que se tenha um empreiteiro e um arquiteto. O arquiteto é o responsável por gerenciar a obra como um todo e o empreiteiro é quem gerencia os outros profissionais envolvidos como eletricista, encanador, instalador de piso e também é responsável por conferir o andamento dessa reforma verificando se está tudo certo.

Qual o custo?

Para começar uma reforma é preciso já ter algum dinheiro em caixa, é claro que os gastos variam de acordo com a reforma a ser feita no imóvel, porém é sempre bom ter uma quantia em torno de 18 mil e 20 mil reais já reservada antes mesmo de começarem as obras, para pagamento de mão de obra, pois em alguns casos não é possível parcelar o pagamento de alguns profissionais envolvidos na obra.

Cuidado com a economia!

É verdade que economizar sempre é bom porém, desconfie de valores muito abaixo dos valores de mercado, pois o barato pode sair caro, por isso é bom comparar valores e fugir de quem cobra muito barato, pois nesses casos podem haver atrasos na entrega entre outros problemas.
Outra economia que não deve ser feita é em relação aos materiais, pois os que apresenta preços muito baixos tendem a ter menor qualidade e baixa durabilidade.
Na dúvida sempre consulte o arquiteto contratado antes de fechar negócio com fornecedores e comprar materiais.

Reformas que merecem mais atenção.

Toda grande reforma precisa de um profissional capacitado por perto, porém em alguns casos como em quebra de pisos e paredes e reformas a parte elétrica a lei exige que um arquiteto acompanhe para evitar qualquer dano na estrutura do imóvel que possa colocar pessoas em risco.
Quando essas reformas são feitas em condomínios para a obra acontecer é necessário que o profissional apresente ao condomínio a RT, que é a responsabilidade técnica do arquiteto ou engenheiro. Isso acontece, pois quebrar pisos ou paredes causa impactos que podem comprometer a estrutura do prédio.

E quando fazer uma reforma desse porte?

Reformas podem ser feitas quando os proprietários quiserem fazer mudanças e alterações nos imóveis porém, existem alguns casos em que as reformas são necessárias, como em imóveis antigos, onde quase sempre é necessário reformar a parte elétrica e hidráulica, além disso, ainda no caso de imóveis as reformas são indicadas com a finalidade de modernização podendo assim valorizar esse imóvel para venda e/ou aluguel.

Igor Perboni é arquiteto e atua em São Paulo

Quer mais dicas? Siga @ipeestudio no instagram
Para contato e orçamentos igor.estudioipe@gmail.com

Compartilhar este post