Blog Proprietário Direto
Automação Residencial
Casa e Decoração

Automação Residencial

Compartilhar este post

Automação Residencial

Você sabe o que é automação residencial? O termo pode até parecer complicado, mas provavelmente você já se deparou ou até mesmo usou algum desses aparelhos automáticos usados em casa (o mais conhecido de todos é o portão de garagem que abre à distância, com controle remoto). Mas ele não é o único: com o avanço da tecnologia, esse tipo de produto tem aparecido cada vez mais no mercado — e de forma muito mais inteligente, muitas vezes com conexão ao smartphone —, possibilitando que você controle diferentes utensílios a distâncias curtas e longas, de forma digital. Descubra mais sobre essa tendência!

O que é automação residencial?

A automação residencial tem como objetivo principal aumentar a praticidade, o conforto e o bem estar dos habitantes de uma casa através da tecnologia. Com ela, fica muito mais fácil realizar tarefas que, antes, dependiam completamente do morador. Ela pode ser empregada em elementos de segurança, climatização, iluminação, jardinagem e em outras áreas que podem ser controladas mesmo quando você não estiver em casa. É o mais perto que nós já conseguimos chegar das casas inteligentes que apareciam nos filmes futuristas dos anos 90 — a única diferença é que, hoje em dia, é possível muito mais do que apenas acender e apagar as luzes com uma palma.

Conheça alguns produtos que podem cooperar com a praticidade da sua casa

1# Já pensou em ligar o ar-condicionado ainda na rua para já chegar com a casa fresquinha?

Quem mora em lugares muito quentes sabe bem como é a sensação de chegar em casa depois de um dia inteiro com portas e janelas fechadas durante o verão. Num primeiro momento, é normal ter a sensação de estar dentro de um forno até que a temperatura fique agradável de novo. Uma das tendências da automação residencial é resolver esse problema: o Novo, um dispositivo que é ligado a diferentes modelos de ar-condicionado e controlado através de um app para celular. Tendo conexão à internet, você consegue ligar o aparelho antes de chegar em casa ou programar um timer para ele desligar automaticamente durante a noite, economizando energia, por exemplo. Além disso, um mesmo app pode controlar mais de um aparelho de ar-condicionado na sua casa — tudo fica, literalmente, ao alcance da sua mão!

2# Lâmpadas inteligentes para resolver o problema de apagar a luz antes de dormir

 

automacao_residencial_lampada

Já que é possível controlar as câmeras de segurança pelo celular, por que não as lâmpadas?
Os diferentes modelos de lâmpadas inteligentes também podem ser comandados através de um aplicativo no celular ou no tablet. A conexão do aparelho com a lâmpada é feita através da tecnologia Bluetooth. Com ele, você consegue acender e apagar, aumentar ou diminuir a intensidade de iluminação, programar um timer para as luzes se apagarem e mudar a luz amarela para a luz branca de acordo com a necessidade do momento. Prático, né?

3# As câmeras de segurança da sua casa, direto no seu celular

Instalar câmeras de segurança em casa antigamente era a garantia de que, caso algo acontecesse com o seu imóvel, seria simples de entender exatamente o que houve. No caso de assaltos, muitas vezes essas câmeras ajudaram na identificação de suspeitos. Com a automação residencial, porém, você consegue assistir, em tempo real, o que estiver acontecendo em casa de onde quer que você esteja. Algumas tecnologias, inclusive, te dão a oportunidade de movimentar a câmera, alcançando novos ângulos e áreas da casa, do quintal ou dos arredores externos.

4# Mais segurança na hora de entrar e sair de casa

Automacao_residencia_Fechadura digital
Fechadura digital

As fechaduras inteligentes também chegaram como uma forma de aumentar a segurança nos momentos de entrar e sair de casa. Ao invés de simplesmente usar a chave — que, muitas vezes, acaba sendo perdida — você pode usar a biometria ou uma senha pessoal para liberar o acesso à parte interna da sua casa. Alguns modelos, inclusive, possuem um sistema de travamento automático, por fora, para garantir a sua segurança nos dias em que você sair e esquecer de trancar a casa. No fim das contas, o auto investimento vale super a pena!

5# Não se preocupe mais em esquecer de regar as plantas

O sistema de irrigação automatizado é um grande aliado tanto das plantas quanto dos moradores. Além de você ter certeza de que suas plantinhas vão receber exatamente a quantidade de água necessária para seu desenvolvimento durante os dias, você não precisa se preocupar em lembrar sempre desse detalhe — algo que, na maioria dos casos, acontece com frequência. Depois de instalado, basta que você programe de quanto em quanto tempo elas vão precisar de água. A melhor parte é que a maioria desses sistemas funciona com memória, garantindo a irrigação mesmo quando faltar energia. Além disso, dessa forma você ainda consegue economizar água, tornando o processo além de prático, sustentável. E aí: já sabe como implantar a automação residencial na sua casa?

Compartilhar este post