Menu Principal

6 dicas para usar bônus financeiros na compra de um imóvel

6 dicas para usar bônus financeiros na compra de um imóvel

 

Neste final de ano, mais de 84 milhões de trabalhadores brasileiros irão receber o 13º salário, seja parcial ou integralmente. Apontados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os dados indicam um futuro aquecimento na economia do País.

Tanto esse quanto outros tipos de bônus, como a PLR (Participação de Lucros e Resultados), são ótimas oportunidades para quem está pensando em comprar um imóvel ou já possui um financiamento e precisa de um ganho extra. Saiba como aproveitar os abonos salariais:

Entrada

Junto com uma reserva financeira, o dinheiro extra pode ajudar na diminuição do valor das parcelas em caso de financiamento.

Fazer reserva

Na compra de um imóvel, há muitos gastos, nem sempre lembrados na hora de fazer um planejamento. Uma boa reserva financeira ajuda a pagar tanto a entrada, quanto taxas e impostos, como o IPTU e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

Amortização antecipada das parcelas

Pagar parcelas antecipadamente reduz o saldo devedor – processo que recalcula o financiamento e diminui o valor das parcelas.

Pagar serviços e taxas

Muitas vezes, serviços e taxas pegam o proprietário de um imóvel de surpresa. Que tal usar o bônus para pagar esses adicionais ou guardar para evitar sustos futuros?

Pagar parcelas atrasadas

Nos casos em que o trabalhador já possui imóvel financiado, é importante lembrar que a propriedade pertence ao banco e, se houver atraso de pagamento em três meses, ele corre o risco de perder a casa. Ou seja, se o proprietário tiver alguma parcela atrasada, a dica é usar o bônus financeiro para quitar essa dívida.

Gastos extras

Os abonos salariais também são bem-vindos em casos de reforma, bem como na compra de móveis, eletrodomésticos e elementos de decoração.