Blog Proprietário Direto
Centro Recreativo Educativo do Trabalhador (CERET)
Guia de Bairros

Tatuapé, o coração da Zona Leste paulistana

Compartilhar este post

Considerado um dos bairros tradicionais de São Paulo, o Tatuapé tem registros de povoamento por volta dos anos 1560, quando Brás Cubas (fundador da cidade de Santos) tentou atravessar a Serra do Mar em busca de ouro. Em sua trajetória, o explorador encontrou o Rio Tatuapé e ali decidiu ficar. Iniciava-se a história do bairro Tatuapé que, em Tupi, significa “caminho de tatu”.

Com os anos, a população no Tatuapé cresceu. E hoje o bairro é conhecido pela excelente infraestrutura que oferece. Para ter uma ideia, o preço do metro quadrado no bairro é de R$ 6.650, segundo o Índice Proprietário Direto (IPD).

Fachada do shopping Metrô Tatuapé. Um prédio alto nas cores marrom e bege com listras rosê.
Foto: Internet / Shopping Metrô Tatuapé é uma das opções comerciais do bairro

O bairro possui os shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé somando mais de 500 lojas, 13 salas de cinema e duas praças da alimentação. Os dois locais são interligados pela passarela da Estação Tatuapé (linha Vermelha do metrô). O complexo Anália Franco, reconhecido por seu requinte e sofisticação, também é localizado no Tatuapé e, sozinho, possui mais de 400 lojas.

Os italianos sempre tiveram preocupação com a edução de seus filhos e, para atender aos anseios das famílias toscanas que foram se instalando no bairro com o passar dos anos, há grande número de estabelecimentos de ensino por lá, entre as principais: Colégio Mary Ward, Colégio Santa Amália (bilíngue), Colégio Carlos Drummond de Andrade, Colégio Lavoisier, Colégio Espírito Santo, Colégio Califórnia, Colégio Objetivo. Além de opções de ensino superior como Unicid, Universidade Cruzeiro do Sul, Faculdade Sumaré e outras.

Entre os muitos costumes italianos, o bairro do Tatuapé herdou o excelente gosto culinário. Pela manhã, é possível degustar um delicioso café nas muitas padarias do bairro, como a Vera Cruz, inaugurada em 1924, uma das mais tradicionais da região; ou a Bella Tuiuti, que tem como diferencial seu cardápio variadíssimo.

Na hora do almoço, você pode escolher desde um restaurante japonês como o Domo Sushi, ou um delicioso lanche na Garage Burger, ou ainda a moderna Espetaria Perobah, que oferece grande variedade de pratos e churrasco com carnes especiais como Prime Rib, T-Bone, Ancho, Chorizo. E não podiam faltar, é claro, exemplares da boa culinária italiana, como: La Pergoletta, que serve comida feita de forma artesanal, e o delicioso e aconchegante Donna Ducca Pasta & Pizza.

Fachada do La Pergoletta, com um muro verde claro baixo a frente, um grafite colorido no canto direito do muro, e guarda-sois abertos a frente do prédio baixo de cor laranja com verde ao fundo.
Foto: Internet / La Pergoletta é especializado em comida artesanal italiana

Quando se fala em bares, o Tatuapé oferece uma infinidade de opções, entre eles o Bar do Paco, fundado em 1955, que oferece frutos do mar; o St. John’s Irish Pub e o moderno Kabala Pub.

O lazer ao ar livre é certamente um dos fatores mais atraentes do Tatuapé. Lá podemos encontrar o gigantesco Centro Recreativo Educativo do Trabalhador (CERET), com 286 mil metros quadrados distribuídos em três campos de futebol, quatro quadras de basquete e vôlei (para cada esporte), pista de atletismo com seis raias, piscina, sala de ginástica etc. O bairro conta ainda com o Parque do Piqueri, com seu lago para peixes e aves.

Centro Recreativo Educativo do Trabalhador (CERET)
Centro Recreativo Educativo do Trabalhador (CERET)

O bairro do Tatuapé ainda possui infraestrutura de transporte de fazer inveja a outras localidades da capital paulista. São duas estações de metrô, Carrão e Tatuapé; duas linhas de trem da CPTM, Coral e Safira; além de diversas linhas de ônibus que circulam pelas principais ruas do bairro, como Celso Garcia, Salim Farah Maluf e a Radial Leste, que liga a Zona Leste ao Centro da cidade.

Como curiosidade, o bairro do Tatuapé abriga a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé e o Parque São Jorge, fundado em 1910, e sede do Corinthians, um dos maiores times de futebol do Brasil e do mundo.

A Proprietário Direto possui mais de 5 mil opções para você que quer comprar ou vender seu imóvel sem a intermediação de imobiliárias. Veja opções no Tatuapé e arredores!

Anuncie-seu-imovel-botao-1
Compartilhar este post