Menu Principal

Saiba como tirar o RGI do seu imóvel

pd_posts_23set_01_blog (1)

Você encontrou o imóvel perfeito e já está arrumando as malas? Calma! Antes de qualquer coisa, é importante saber que há processos burocráticos para a venda e compra de propriedades. Uma das primeiras coisas que o comprador pensa nesse momento é em como registrar o imóvel e quanto isso vai custar. Para facilitar o processo, existe um documento chamado Registro Geral de Imóveis, o RGI. Entenda o que é e como tirá-lo:

O que é RGI?

O Registro Geral de Imóveis é um documento que coloca o imóvel no nome do comprador, independente da forma da transação. Ou seja, à vista ou financiado, a propriedade precisa ser regularizada ao nome da pessoa responsável por ela após sua quitação. Essa escritura é muito importante e oficializa todo o tipo de negócio que envolva compra e venda de imóveis.

Como tirar o registro?

Após terminar de pagar pelo imóvel, o comprador deve ir ao Registro de Imóveis e solicitar que a propriedade seja colocada em seu nome. Para que isso aconteça, é necessário levar RG, CPF e Certidão de Casamento. É importante também reservar dinheiro, pois esse serviço é pago e, dependendo do valor da casa, não é muito barato. Para comprovar que o imóvel foi vendido para o solicitante do registro, o cartório pede que seja levada também a escritura ou contrato de compra.

Quanto custa?

O comprovante de pagamento ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis) é cobrado e varia de cidade para cidade. Em São Paulo, o preço é referente a 2% do valor venal do imóvel – preço estimado pelo Governo, com base nos dados Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel, presente nos Registro de Imóveis. Ou seja, não é o mesmo valor pago na propriedade. Caso queira descobrir antes de ir ao cartório, os preços estão disponíveis no site da Prefeitura da sua cidade.

Depois de pagar pelo comprovante e levar toda a documentação ao Registro de Imóveis, será outra taxa, desta vez para registrar. Da mesma forma que o ITBI, o cálculo é feito com base no valor venal do imóvel e depende de cada estado. É possível consultar uma tabela, fornecida pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil. O nome do novo proprietário estará no Registro de Imóveis em cerca de 30 dias após a comprovação de pagamento de todos os impostos e taxas.

Proprietário Direto:

A Proprietário Direto é uma plataforma que está revolucionando a forma de fazer negócios. Aqui é possível anunciar um imóvel e encontrar um comprador, ou encontrar o imóvel dos seus sonhos e falar direto com o proprietário, tudo isso de uma maneira fácil, rápida e segura!

Anuncie-seu-imovel-botao-1

Veja mais casos de sucesso:


taty-pilon-60x60Usuária da ProprietárioDireto negocia o imóvel em uma semana

Fabiana_60x68Fabiana vendeu seu imóvel na Vila Mascote em apenas dois meses