Blog Proprietário Direto
Clube Atlético Juventus
Guia de Bairros

Mooca a “porta de entrada” da Zona Leste paulistana

Compartilhar este post
#PraCegoVer: botão roxo escrito "anuncie seu imóvel"
#PraCegoVer: botão "criar interesse" em amarelo

Escrever sobre a Mooca é uma viagem no tempo, já que trata-se de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. E um pedacinho da Itália encravada perto do centro da maior cidade do Brasil. O bairro é tão incrível que tem até um dialeto próprio, o “mooquês”, que tem na expressão “belo, me vê um chopps e dois pastel” sua face mais conhecida.

Fundada em 17 de agosto de 1556, apenas 56 anos após o descobrimento do Brasil, a Mooca era habitada por índios que moravam às margens do Rio Tamanduateí. Ali, por volta do século XVI, os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas e os índios exclamaram: MOO-OCA, que seria numa tradução livre “Eles estão fazendo casas”, sendo MOO o verbo “fazer” e OCA “casa”. Interessante, não?

Placa da Rua da Mooca, nas cores azul e cinza.
Placa Rua da Mooca

Mas voltando aos tempos atuais, a Mooca preserva em seu cotidiano muitos costumes antigos, como os jogos de tabuleiro que reúnem os adeptos no finalzinho de tarde em praças e as animadas conversas em frente as casas. É um dos principais bairro de uma megalópole, mas que conserva hábitos de cidadezinha do interior.

Para quem deseja colocar os filhos em boas escolas, a Mooca tem muitas opções, do Liceu Santa Cruz, Colégio Santa Catarina, passando pelo Instituto de Educação Cruz de Malta, Externato Nossa Senhora Menina, Passo Seguro, Colégio São Paulo até o Colégio São Judas Tadeu, entre outros. O bairro também oferece excelentes opções de ensino superior, com destaque para: Universidade São Judas, Anhembi-Morumbi, Universidade Cruzeiro do Sul, FMU, Unicapital e Supero (Objetivo).

A Mooca também oferece infraestrutura completa de serviços, comércio, gastronomia, cultura e lazer. Isso significa que ao escolher o bairro para morar você terá pertinho de casa padarias, restaurantes, bares, bancos, supermercados, shopping e academias, sendo o metro quadrado na região algo em torno de R$ 6.450, segundo o Índice Proprietário Direto (IPD).

Para chegar até a Mooca também não faltam opções de transporte, já que o bairro é servido pela estação de Metrô Bresser-Mooca (linha Vermelha) e pela Juventus-Mooca, da CPTM, além das linhas de ônibus: 2100-21, 3139-10 e 3160-10, que partem do centro de São Paulo.

Para quem deseja fazer compras com todo o conforto o bairro possui o Mooca Plaza Shopping, que tem como vizinhos os shoppings Anália Franco e o Central Plaza Shopping, ambos na Vila Prudente.

Culinária italiana é destaque

O bairro traz algumas das melhores opções da mais tradicional comida italiana, mas vai muito além das cantinas e pizzarias. Selecionamos 10 restaurantes para você se deliciar por lá:

Começando pelo Don Carlini, instalado em um casarão dos anos 50, desde 1985. Tem também: Antonietta, Bendita Maria, Pizza da Mooca, além das mais antigas: Pizzaria do Angelo e a São Pedro. Se você ainda quer comida italiana, mas está fugindo de pizza, então visite o Hospedaria. 

Se estiver procurando um restaurante para almoçar no domingo, vá ao Javari Streat Park (que possui área pet friendly). Ou aos representantes da culinária norte-americana: Hot Rod Dog, que é inspirado na famosa Rota 66 americana, e Cadillac BBQ, que remete a ícones do Texas.

Área do Javari Streat Park, com gramado, palco para música ao vivo ao fundo, mesas de madeira e bancos para as pessoas se acomodarem
Javari Streat Park: Divulgação

Além de restaurantes, a Mooca tem excelentes docerias, como a Cannoli do Seu Antônio (localizada na rua Javari, 117). Há mais de 50 anos os produtos da Cannoli, iguarias com sabores como nutella e baunilha, são servidos em uma barraquinha ao lado do estádio do Juventus no bairro.

Outra doceira tradicional é a Di Cunto, criada em 1896, que oferece sorvetes, sfogliatellas, cannolis. Vai um churros de 3 metros ai? Na Casa do Churro, a delícia que remete à infância de muita gente é servida em formato de pizza, mas se você preferir também são oferecidos bolo de churros, cesta de churros com sorvete, churros tradicional.

Fechamos nossa listinha com a Cantina, espaço localizado no Museu da Imigração, que combina o clima de uma cafeteria, barzinho e restaurante, e tem no cardápio cookies de chocolate, bolo de banana, cannoli. 

Museu da Imigração
Foto: Vanessa Canoso / Fachada do Museu da Imigração

Aproveitando o gancho, o Museu da Imigração é um dos locais imperdíveis para se conhecer na Mooca. O local reúne histórias do processo migratório paulista e retrata as condições de chegada e a adaptação dos povos que ajudaram a construir São Paulo.

Outra dica para quem quer aproveitar um bom passeio ao ar livre são o Parque Sabesp Mooca Radialista Fiori Gigliotti e o Estádio Conde Rodolfo Crespi, que sedia o Clube Atlético Juventus e recebe show e eventos.

A Paróquia de San Gennaro, fundada em 1914, é a responsável por uma das mais animadas festas anuais, que atrai pessoas de toda São Paulo. 

Parque Sabesp Mooca Radialista Fiori Gigliotti
Foto: Internet / Marquise do Parque Sabesp Mooca Radialista Fiori Gigliotti

Por sua história, tradição e infraestrutura, a Mooca é um berço cultural. Entre as crias do bairro estão o grupo Demônios da Garoa; o ator Matheus Carrieri; o  ilustrador e escritor Milton Rodrigues; Fernando Bonassi, roteirista, dramaturgo, cineasta, além de José Serra, um dos ícones da política brasileira.

Aliás, a vocação industrial em conjunto com a agitação cultural impulsionou a Mooca a ser um dos principais cenários da política do País, sendo apelidado no início do século XX de Praça Vermelha.

A Proprietário Direto possui excelentes opções de casas e de apartamentos para na Mooca, sem intermediários e ainda economizando 6% no valor da transação. Veja abaixo algumas delas:

Apartamento do Fernando na Mooca
Apartamento do Fernando, na Mooca
Apartamento do Wesley na Mooca
Apartamento do Wesley, na Mooca

#PraCegoVer: botão "criar interesse" em amarelo
#PraCegoVer: botão roxo escrito "anuncie seu imóvel"
Compartilhar este post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *