Blog Proprietário Direto
Guia de Bairros

Ipiranga: berço da história do Brasil e sinônimo de qualidade de vida

Compartilhar este post

#PraCegoVer: botão "criar interesse" em amarelo
#PraCegoVer: botão roxo escrito "anuncie seu imóvel"

O Ipiranga é cantado nos primeiros acordes do Hino Nacional Brasileiro: “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas. De um povo heróico o brado retumbante…”. De cara, já fica claro que o bairro tem uma relação estreita com a história do Brasil e, obviamente, com a cidade de São Paulo.

Homens andando de skate em frente a estátua do parque, com coqueiros de um lado e do outro
Foto: Internet / Ladeira do Parque da Independência/ PMSP, no bairro Ipiranga

O Ipiranga é um distrito formado pelos bairros Alto do Ipiranga, D. Pedro I, Ipiranga, Vila Carioca, Vila Eulália, Vila Heliópolis, Vila Independência, Vila Monumento e Vila São José e possui uma área de cerca de 37,5 km².

Verticalização aumenta oferta de imóveis

Inicialmente, o Ipiranga era quase completamente formado por casas, no entanto nos últimos anos, iniciou-se uma verticalização imobiliária, inclusive com imóveis comerciais. Segundo o Índice Proprietário Direto (IPD), ferramenta que calcula a metragem real de mais de 50 bairros em São Paulo, o metro quadrado no Ipiranga atualmente vale cerca de R$ 7,8 mil

A infraestrutura oferecida no Ipiranga é primorosa, quase “imperial”, com ruas largas e arborizadas, uma variedade grande de restaurantes, bares, estabelecimentos de ensino e amplas áreas de lazer e diversão.

As opções de escolas são muitas, listamos algumas: Colégio São José dos Padres de Sion (fundado em 1922), Colégio Objetivo do Ipiranga, Escola Shekinah, Colégio Di Biagi, Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos e entre as organizações de ensino superior vale citarmos, a PUC-SP, o Centro de Computação da Eletrônica da USP, a Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Fiho, o Centro Universitário São Camilo.

Foto: Wikipédia / Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

O bairro do Ipiranga é repleto de opções de lazer. Vamos começar pelo Parque da Independência, inaugurado em 1989, que preserva elementos da história da Independência do Brasil, e abriga o famosíssimo Museu do Ipiranga.

Lá pertinho, você encontra também o Monumento à Independência e a Casa do Grito, construída ao lado do local onde, historicamente, D. Pedro bradou: “Independência ou morte”.

Outro passeio imperdível é o Museu de Zoologia da USP, com 700 metros quadrados, suas mais de 800 peças e diversos animais da fauna tropical, com fósseis e esqueletos reais de dinossauros.

Por fim, temos o Sesc Ipiranga que, além de extensa área verde, possui um cronograma repleto de atividades culturais, esportivas, oficinas, exposições e shows. 

Comprar, comer e badalar

Paellas Pepe/ Divulgação

O comércio é variado no bairro que possui também centros de compras como o Shopping Galeria Ipiranga, o Shopping Passeio das Águas, o Shopping Heliópolis, entre outros. 

Para quem adora alimentos naturais, a parada obrigatória é o Mercado Municipal do Ipiranga. Lá você encontra uma infinidade de frutas, verduras, temperos, ervas. Tudo fresquinho, porque os itens são repostos diariamente.

E já que estamos falando de alimentação, selecionamos cinco restaurantes deliciosos no Ipiranga, começando pelo Paellas Pepe, considerado um pedacinho da Espanha em São Paulo, que além da tradicional paella tem buffet de tapas e animados shows de flamenco. O restaurante consta no Guiness Book, com uma paella gigante, preparada para 110 mil pessoas.

Se você adora uma boa massa, o Nico – Pasta & Basta. Prefere comida japonesa? Tem o Tomodashi Sushi. Outras alternativas gastronômicas deliciosas no bairro são o Hambúrguer do Seu Osvaldo e a Tenda Árabe. Para experimentar uma sobremesa inusitada, dê uma paradinha na Damp Sorvetes, que oferece sabores diferentões como, por exemplo, gorgonzola com nozes e manjericão com frutas vermelhas.

Já para quem curte baladas, os destaques no Ipiranga são a Casa Maluka, que tem uma pegada psicodélica com música eletrônica. O Quina Bar e o Bar do Magrão são mais convencionais, com música ao vivo e variedade de cervejas.

Agora se o seu estilo é a música negra americana, com certeza o seu lugar é o Sampa Jazz Bar, que conta com uma programação grande de shows instrumentais, blues, soul e muito mais. Não poderíamos fechar nossa seleção de baladas sem falar da eclética Casa Matahari Mariposa, lugar de gente bonita, que oferece opções variadas, do rock ao forró. 

Para aproveitar tudo que o Ipiranga oferece acesse agora a seleção de imóveis que Proprietário Direto fez para você! 

Apartamento do Julio no Ipiranga
#PraCegoVer: botão "criar interesse" em amarelo

Apartamento do Caio no Ipiranga
#PraCegoVer: botão roxo escrito "anuncie seu imóvel"

Compartilhar este post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *