Blog Proprietário Direto
Entenda a importância da inspeção antes de comprar um imóvel
Segurança e Cuidados

Entenda a importância da inspeção antes de comprar um imóvel

Compartilhar este post

Como comprador, você tem o direito de saber exatamente o que você está levando. Não tome por garantido apenas aquilo que você está vendo e o que o vendedor está dizendo a você. Para ter garantia, realize uma inspeção no imóvel antes de fechar o negócio.

É a oportunidade de ter um especialista observando o imóvel que você está pensando em comprar de perto, e de receber um minucioso parecer sobre o local antes de concretizar a compra.

A inspeção garante que você não compre, por exemplo, um imóvel com informações divergentes na planta, no cartório de registro de imóveis ou com pendências. Além disso, previne gastos com futuras reformas e reparos que podem ser necessários e que, muitas vezes, não sabemos como investigar.

Você não apenas deve seguir rigorosamente esta etapa, como deve ir junto com o inspetor ao imóvel durante a inspeção. Assim, você terá a oportunidade de fazer perguntas sobre a propriedade e ter respostas não tendenciosas. Além disso, comentários verbais podem ser ainda mais reveladores e detalhados do que um parecer por meio de um relatório.

Ao fim da inspeção, revise o relatório com cuidado. Se você não aprovar o relatório da inspeção, então não deve prosseguir na compra.

A inspeção imobiliária é a garantia de que seu imóvel está dentro das condições adequadas para morar.
Foto: Internet / A inspeção imobiliária é a garantia de que o imóvel está adequado para morar

Itens observados na inspeção

Uma inspeção padrão inclui: revisão no ar condicionado e outros tipos de ventilação; observação do encanamento e da fiação; análise do telhado, do sótão, das paredes, do teto, piso, janelas, portas e fundação da casa.

Se optar por comprar um imóvel mais antigo, deve redobrar o cuidado na inspeção.Quando mais antiga a construção, maior a chance de problemas, principalmente em áreas de difícil acesso.

Mas não são apenas imóveis antigos que apresentam problemas. Os imóveis mais novos frequentemente têm defeitos que podem ter sido causados por acabamento ruim, pressa para entregar a obra, descuidos, erro humano.

Como conseguir um inspetor

Há inúmeras empresas especializadas em vistoria de imóveis e que podem ajudar você neste momento. Você também pode pedir para ao seu advogado imobiliário. Lembre-se que o advogado é o único profissional necessário para auxiliar você na compra e venda de um imóvel. Muitas vezes, a inspeção imobiliária já está até inclusa nos honorários deste profissional.

Alguns intermediários podem tentar fazer com que você desista da inspeção. Afinal, segundo eles, o imóvel está impecável. Não acredite em tudo que ouvir. Fuja também das inspeções oferecidas por intermediários. Por razões óbvias, elas não são tão imparciais e precisas quanto a avaliação de um profissional neutro.

Um bom inspetor vai ajudá-lo a ter tranquilidade depois de comprar um imóvel.
Foto: Internet / Um bom inspetor vai ajudá-lo a ter tranquilidade depois de comprar um imóvel.

Fique atento aos resultados

Os compradores geralmente providenciam uma inspeção após a assinatura do contrato, ou do acordo de compra e venda com o vendedor. O resultado da inspeção, muitas vezes fica pronto no mesmo dia, imediatamente após a inspeção, ou dentre de poucos dias.

Em alguns casos, você pode ser aconselhado a não comprar o imóvel, a menos que os problemas sejam solucionáveis. Por isso, para o comprador, incluir uma cláusula no seu contrato de compra que submete a validade do contrato à aprovação da inspeção é muito importante.

Se reparos mais caros forem necessários, o vendedor pode estar disposto a ajustar o preço da casa ou os termos do contrato. Mas  quando são necessários apenas pequenos reparos, as partes podem elaborar um acordo que não afete o preço de venda e não diminua o interesse na compra.

Confira os imóveis anunciados na Proprietário Direto. Sem intermediários, com total liberdade para negociar.

Compartilhar este post