Blog Proprietário Direto
Segurança e Cuidados

Seguro Residencial: por que contratar um

Compartilhar este post
casa em miniatura com um guarda-chuva preto aberto em cima
Foto: Internet / O seguro residencial garante proteção aos moradores em caso de imprevistos ou de acidentes

Ninguém espera que sua casa seja acometida por um incêndio, mas caso aconteça, o prejuízo é grande. Infelizmente, como com qualquer outro seguro, o segurado só entende a necessidade de um seguro residencial quando esses imprevistos acontecem.

Incêndio, raio, explosão, alagamento, chuva de granizo, quebra de vidro e espelhos, roubo ou furto de bens do imóvel e danos a fios e aparelhos elétricos: estas são as principais coberturas oferecidas pelas seguradoras. Além de outras facilidades para o dia a dia, como assistência 24 horas para serviços rotineiros do lar, que muita gente nem sabe que existe ou tem direito.

Custo não é tão alto, e benefício pode valer a pena

O custo de um seguro residência depende da cobertura escolhida pelo segurado. Mas, de maneira geral, o valor não costuma ultrapassar 0,5% do valor do imóvel, podendo chegar a 1% desse valor. Para se ter uma base comparativa, o custo do seguro de carro costuma ser entre 3% e 9% do valor do veículo.

Seguradoras oferecem opções para diferentes perfis

Se você mora na cobertura de um prédio alto, evidentemente não vai precisar de um seguro residencial que cubra alagamento. Na hora de escolher, é interessante verificar todos os itens e optar pela cobertura mais adequada ao seu perfil, levando em consideração alguns fatores. Se você mora numa área de risco, por exemplo, onde a incidência de furtos e roubos é grande, o seguro residencial torna-se um grande aliado.

O que os seguros não costumam cobrir

Não se iluda: nenhum seguro residencial lhe ressarcirá por todos os bens que lhe forem tomados caso sua casa seja roubada. É importante ter muito claro, ao contratar um seguro residencial, que ele não cobre bens de valor como obras de arte, joias, cartões de crédito e débito, jardins, bebidas, eletrônicos portáteis e bicicletas. Para itens assim existem seguros específicos que devem ser contratados à parte.

Assistência 24 horas

Não precisa esperar que uma catástrofe aconteça pra fazer uso de seu seguro residencial. A maioria das empresas de hoje oferecem também uma lista extensa de serviços para facilitar a vida do segurado, como serviços hidráulicos, elétricos, desentupimento, chaveiro e consertos de eletrodomésticos em geral. Como é de praxe, normalmente cada serviço só pode ser acionado por um determinado número de vezes.

Comparar é preciso

Um estudo da Fundação Proteste mostrou que, para a mesma residência, uma empresa pode chegar a cobrar até quatro vezes mais que sua concorrente mais barata, o que significa uma economia de até 78%. Bastante dinheiro, não? Então, na hora de contratar um seguro residencial, compare entre, pelo menos, cinco empresas que oferecem o serviço.

avaliacao-seguradora-residencial

Simulação de seguro residencial

Para você ter uma ideia do custo do seu seguro residencial, algumas empresas oferecem a possibilidade de fazer uma simulação online. Confira algumas delas:
* Simulação Seguro Residencial – PortoSeguro
* Minutos Seguro – Cotação Online
* Simulador Residencial Confiança
* Simulador de Seguro Residencial – Sentinela Corretora

Agora que você já sabe a importância de ter um seguro residencial, encontre o imóvel ideal para morar, ou anuncie sua casa ou apartamento na Proprietário Direto.

Compartilhar este post