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Negociação de Imóveis

Quais são os documentos necessários para vender ou comprar um imóvel?

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Confira abaixo os documentos importantes para que a venda e compra ocorra de maneira simples e segura.

Documentos de regularidade do imóvel:

  • Certidão atualizada da matrícula do imóvel

Esse documento é a “certidão de nascimento” do imóvel. Nele é contada toda a história do imóvel, de quem foi, se está quitado ou possui alguma pendência financeira que impossibilite a venda. Por isso é importante que esteja atualizado, ou seja, emitido em menos de 30 dias.

Muitos cartórios oferecem esse serviço de forma on-line, basta saber o número da matrícula do imóvel. Para saber se o seu imóvel está registrado em um cartório que oferece esse serviço online acesse o site www.registradores.org.br.

  • Certidão Negativa de Tributos Imobiliários

Essa certidão serve para, como o próprio nome diz, certificar ou garantir ao comprador do imóvel que o mesmo não possui dívidas relacionadas aos tributos imobiliários (IPTU e ITBI). Essa certidão pode ser obtida de forma on-line, caso o município onde o imóvel está localizado ofereça esse serviço. Basta, com o número do IPTU, entrar no site do município e verificar a disponibilidade do serviço on-line.

  • Atestado de Quitação de Débitos Condominiais

Este documento certifica que não há débitos de Condomínio e deve ser emitido pelo síndico.

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Documentos de regularidade do proprietário:

As certidões do proprietário e vendedor do imóvel (se casado(a) inclui-se o cônjuge) servem para garantir que a venda do imóvel não esteja sendo realizada para fraudar credores, pois se assim for, a venda poderá ser anulada. Todas as certidões devem ter sido expedidas há no máximo 30 dias.

  • Certidões dos distribuidores cíveis, de executivos fiscais, pedido de falência e concordata da Justiça Federal e Justiça do Trabalho

Essas certidões podem também ser emitidas de forma on-line na comarca onde está localizado o imóvel e na comarca onde o proprietário resida (caso não seja a mesma do imóvel).

  • Certidões dos cartórios de protesto

Essas certidões podem também ser emitidas de forma on-line na comarca onde está localizado o imóvel e na comarca onde o proprietário resida (caso não seja a mesma do imóvel).

  • Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União

Expedida pela Secretaria da Receita Federal, em nome do proprietário, dentro do prazo de validade.

  • Certidão Negativa da Dívida Ativa do Estado ou Certidão de Não Inscrição

Documento oficial que confirma a ausência de dívidas fiscais e tributárias ou mesmo pendências processuais em nome de um cidadão, empresa ou bem.

Proprietário Direto

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Veja algumas histórias reais de quem comprou e vendeu pela Proprietário Direto:

Proprietária recebe visita de comprador interessado apenas 3 dias após cadastrar seu imóvel
 Piloto economiza cerca de R$ 42 mil ao vender apartamento sem intermediação
 Imóvel vendido em apenas um mês pela Proprietário Direto
 Gerente de TI vende imóvel em menos de um mês pela Proprietário Direto
  Apartamento vendido em menos de 1 mês na Praia Grande – SP
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