Blog Proprietário Direto
Casa e Decoração

5 maneiras de deixar a casa mais sustentável

Compartilhar este post

como-deixar-sua-casa-mais-sustentavelO termo sustentabilidade está na moda nos dias de hoje. Mas o que ele significa exatamente? Sustentabilidade significa sanar as necessidades cotidianas sem causar um impacto negativo nas necessidades das futuras gerações. Isso implica em fazer escolhas e levar um estilo de vida com consciência ambiental. Levar uma vida 100% sustentável não é plausível pra maior parte das pessoas, mas felizmente com algumas medidas simples é possível deixar a casa mais sustentável.

** ProprietárioDireto: compra, venda e aluguel de imóveis sem intermediários. Simples assim!

Crie uma área verde na sua casa

Pra quem mora em casa, é mais fácil. Separe uma parte do quintal para criar um jardim, com terra, flores, árvores. Deixe-se animar pela ideia e crie uma horta em casa. Para economizar na conta do ar condicionado, plante árvores altas em volta da casa: elas farão sombra na casa e consequentemente a deixará mais fresquinha.

Reutilizar e reciclar

Lembra dos 3 Rs da sustentabilidade, né? Neste tópico vamos falar de dois deles. Dar uma nova utilidade a itens que seriam jogados fora é uma das melhores maneiras de deixar a casa mais sustentável. Móveis podem ser restaurados, saquinhos de supermercado, farmácia e lojas podem ser usados para lixo, papel que você vai jogar fora pode ser cortado em quadrados e transformado em bloco de anotações. Por fim, o que tiver mesmo de ir pra lixeira, que seja reciclado. Se no seu bairro ou condomínio não existe coleta de lixo reciclável, informe-se na sua cidade onde este lixo pode ser descartado. Toda cidade conta com pontos de coleta de lixo reciclável.

Reduzir

Tão importante que deixamos um tópico só pra ele. Pense nas adaptações que pode fazer para deixar a casa mais sustentável. Algumas ideias: consertar aquela torneira que está pingando significa economizar muitos e muitos litros d’água. Trocar as lâmpadas de casa pelas fluorescentes que consomem bem menos energia e duram mais. Instalar válvulas de descarga com duplo controle de fluxo d´água. Dar preferência ao aquecedor solar ao elétrico.

Promova o consumo consciente

Antes de trazer algo novo para sua casa, faça uma reflexão ambiental. Você precisa mesmo disso? Tudo o que é produzido vem de uma matéria prima extraída da natureza. Se todos pensarem duas vezes antes de comprar algo, o consumo seria menor. Logo, os recursos naturais preservados. Essa reflexão diária é surpreendente: você vai perceber que não precisa de tanto para viver como achava que precisava.

Produtos de limpeza não tóxicos

As fragrâncias sintéticas e os elementos químicos presentes nos produtos de limpeza agridem o meio ambiente, depois de serem descartados no meio ambiente, poluem a água. No lugar deles, abra sua casa para o mundo dos produtos de limpeza naturais. Vinagre, suco de limão, bicarbonato de sódio e óleo de Melaleuca (Tea Tree) fazem maravilhas na luta contra manchas, sujeiras, odores e bactérias. O site Ciclo Vivo fez uma matéria sobre kit de limpeza caseiro sem produtos químicos ou tóxicos, explicando onde e como usar cada um deles para uma casa mais sustentável e limpa. Fica como nossa dica de leitura.
* Procurando a casa dos seus sonhos? A ProprietárioDireto tem!

Compartilhar este post