Blog Proprietário Direto
Estação Júlio Prestes - Centro de São Paulo
Guia de Bairros

Centro de São Paulo: agitação, tradição, revitalização e muita história

Compartilhar este post
Botão "Anunciar Imóvel" na cor azul.
Botão " Buscar Imóvel" na cor rosa.

O centro de São Paulo é principal núcleo financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. Não à toa, a cidade que tem como lema: “Non ducor, duco” (latim), que em bom português quer dizer: “Não sou conduzido, conduzo”.

São Paulo foi fundada pelo padre José de Anchieta em 25 de janeiro de 1554, em uma das muitas viagens da Companhia de Jesus para povoar territórios. O marco zero da cidade foi o local onde hoje está situada a Igreja da Sé. Por isso, atualmente, considera-se como centro de São Paulo toda a região administrada pela subprefeitura da Sé, que engloba os distritos da Bela Vista (parte alta), Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Sé e Santa Cecília.

Foto: Internet / Catedral da Sé, Centro de São Paulo (SP)

Onde passado e presente convivem 

O Centro de São Paulo teve várias fases. Primeiro, era morada de riscos barões de café, depois, já no século XX, sofreu desvalorização e passou a ser abrigo de mendigos e de usuários de droga. Atualmente, o centro é um bairro valorizado, com boa infraestrutura e o metro quadrado na região é de cerca de R$ 6.930, segundo o Índice Proprietário Direto (IPD, que informa a metragem real dos imóveis em mais de 50 bairros da cidade de São Paulo.

A região também oferece acesso de inúmeras linhas de ônibus e de metrô. E emana cultura porque reúne alguns dos mais importantes monumentos da cidade, como o Teatro Municipal, a Pinacoteca do Estado, O Pátio do Colégio, a Estação do Estado, o Edifício Martinelli, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Sala São Paulo (Estação Júlio Prestes), a Basílica de São Bento, entre tantos outros.

Símbolo de uma pujante São Paulo da década de 50, o edifício Copan é um dos mais emblemáticos da cidade, e foi concebido por Oscar Niemeyer.

Edifício Copan - Centro de São Paulo
Foto: Internet / Edifício Copan – Centro de São Paulo (SP)

A região possui ainda algumas instituições de ensino centenárias, como o Colégio São Bento, Liceu Coração de Jesus, Colégio de Santa Inês, Colégio Bilingue Dexin, Colégio Santa Marian, Escola Mundial, bem como a referência nacional em Direito, a Faculdade de Direito da USP, a Faculdade Oswaldo Cruz, Sumaré, Anhembi-Morumbi e muitas outras.

Entre os hospitais do centro podemos citar o Santa Isabel, a Sermed Serviços Médicos Hospitalares, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo. O centro também é servido de modernos shoppings centers como o incomparável Shopping 25 de Março, Shopping Light, Pátio Metrô São Bento, Shopping Porto Geral, Senador Shopping, além da maravilhosa Galeria do Rock.

Lazer e diversão

Quem pensa que o verde inexiste no centro de São Paulo está redondamente enganado. Criado em 1825, originalmente como Horto Botânico, o Jardim Público da Luz (Jardim da Luz) é o mais antigo parque público da cidade e possui uma área total de 113.400 metrôs quadrados. Nele você pode dar uma passadinha no coreto, apreciar o espelho d’água e o chafariz, fazer um cooper, apreciar as peças do museu e até dar um pulinho numa gruta com cascata que o parque preserva.

Para completar, o centro de São Paulo ambienta um dos maiores eventos da cidade, a Virada Cultural. Promovido desde 2015 pela prefeitura, o evento proporciona 24h ininterruptas de encontros culturais, espetáculos, musicais, festivais de gastronomia, peças de teatro, exposições de arte e história, a maioria em espaços públicos e totalmente gratuitos.

Foto: Fábio Tito/G1 — Caetano Veloso e seus filhos se apresentam na Virada Cultural 2019.

Na hora de comer, o centro de São Paulo retrata o apelido de capital da gastronomia brasileira. Começando pelo Carlino Ristorante, inaugurado no século 19, talvez o mais antigo de São Paulo, traz receitas da Toscana (Itália). Assim como a tradicional cantina “O Gato que Ri”, fundada em 1951. Passando pelo La Casserole, restaurante francês criado em 1954. Um digno representante da cozinha peruana é o Riconcito Peruano. E iguarias africanas podem ser desfrutadas no exótico Biyou’Z. Outros restaurantes da região que vale conhecer são: Dona OnçaEsther Rooftop, além do Sertó, que combina drinques autorais e hambúrgueres. 

Também não faltam opções de casas noturnas: Casa da Luz, Tokyo, Lions Nightclub, Alberta #3, Trackers, Metropol, Mandíbula (funciona até a 1 da manhã), Jazz B, Casa da Francisca, Matilha Cultural, Drosophyla Bar e o Club Hotel Cambridge, um dos bares mais famosos dos anos 50 por ser um dos berços da Bossa Nova.

Se você quer morar perto de tudo que o Centro de São Paulo oferece acesse algumas das opções abaixo oferecidas pela plataforma Proprietário Direto, que permite o encontro perfeito entre quem quer comprar e vender imóveis sem a intermediação de corretores ou imobiliárias.

Luciana Consolação, São Paulo
Apartamento da Luciana na Consolação, São Paulo
Marta Higienópolis, São Paulo - SP
Apartamento da Marta em Higienópolis, São Paulo – SP
Botão "Anunciar Imóvel" na cor azul.
Botão " Buscar Imóvel" na cor rosa.
Compartilhar este post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *