Blog Proprietário Direto
Venda e Aluguel

Alugar imóvel como fonte de renda: o que você precisa saber

Compartilhar este post
Homem de camisa branca e gravata preta com o mini regador prateado em mãos regando três plantinhas pequenas que estão dispostas lado a lado
Foto: internet / Imóvel para investir pode ser um bom negócio, desde que coisas como valor do aluguel e estado geral do imóvel sejam observadas 

Comprar apartamento para alugar costuma ser uma boa alternativa de fonte de renda, mas quem não é do ramo precisa estar atento a alguns pontos importantes para que o investimento tenha retorno positivo.

Veja algumas dicas que listamos para quem quer alugar imóvel como fonte de renda:

Muito critério ao escolher o imóvel

Imóvel para investir é diferente do imóvel que você compraria para morar. Ele não tem que te agradar arquitetonicamente, ou ser no bairro de sua preferência.

Locais com grande demanda de aluguel costumam ser regiões próximas a universidades, zonas comerciais, hospitais e de fácil acesso a transporte público. Também dê preferência a bairros com opções de comércio (bares, restaurantes, supermercados, padarias).

Padrão moderno de moradia

É importante oferecer a quem alugará o imóvel condições básicas de conforto. Paredes pintadas, piso em ordem, guarda-roupas nos cômodos (e que eles estejam em bom estado) e perfeito funcionamento do sistema hidráulico e elétrico.

Ar-condicionado e ventilador de teto são pontos positivos que sempre ajudam na hora de alugar um apartamento. Considere fazer uma reforma no local.

Valores coerentes ao mercado e à região

Seja coerente na hora de estipular o valor do aluguel de seu apartamento. Informe-se sobre o preço do metro quadrado do bairro, e depois do condomínio de seu imóvel. Compare o estado de conservação de sua propriedade com outras que estejam para alugar no mesmo condomínio, e defina então um valor razoável.

Importante ter liquidez

É importante que o imóvel de investimento seja de fácil liquidez, ou seja, que você consiga transformá-lo em dinheiro de maneira rápida, caso seja necessário. Para isso, a localização é essencial, como comentamos acima.

Outro ponto chave é o tamanho do imóvel. Imóveis menores costumam ter uma liquidez maior do que apartamentos grandes, de valor mais elevado, que costuma tardar um pouco mais a  vender.

Apartamentos de baixo padrão também possuem alta liquidez, porém, nestes imóveis o risco de inadimplência costuma ser maior, seja para vender ou alugar. Por isso a importância de se elaborar um contrato com cuidado.

Tenha um fundo de reserva para emergências

Na troca de um inquilino para outro, o imóvel de aluguel precisa passar por reformas, reparos ou melhorias. E o proprietário deve estar financeiramente preparado para estas despesas, que também podem surgir enquanto o inquilino estiver morando nele. Por isso, deixe sempre um fundo de reserva para emergências e reformas. Assim, você não será pego desprevenido caso surja uma despesa extra relacionada ao imóvel

Rigidez no contrato

Nós defendemos a bandeira do aluguel de imóveis sem intermediação, de forma rápida, fácil e segura pela nossa plataforma. Mas para que o negócio seja bacana para os dois lados é importante que a base esteja constituída de maneira sólida e segura.

E a única forma de garantir isso é mediante um contrato de aluguel completo, que garanta que ambas as partes cumpram com o que foi estipulado durante a negociação. Uma alternativa bacana é contar com a consultoria de um advocacia especializada.

Anuncie seu imóvel

Compartilhar este post