Blog Proprietário Direto
Direto com o Proprietário

5 dicas para avaliar o imóvel que você quer comprar

Compartilhar este post

Dicas para comprar um imóvel

Podemos afirmar que a compra de um imóvel é uma das aquisições mais importante que uma pessoa pode fazer em sua vida, não apenas pelo alto valor investido, mas por tudo que um imóvel representa em termos de segurança, conforto e qualidade de vida para uma família. Considerando, portanto, a magnitude dessa aquisição, o comprador deverá observar alguns detalhes importantes na hora de escolher sua futura residência.

Apontamos abaixo algumas dicas para que sua avaliação seja baseada em detalhes que muitas vezes passam despercebidos quando nos encantamos à primeira vista com um imóvel.

Em relação ao Preço

Um dos principais critérios quando nos propomos a comprar um imóvel é o preço. Normalmente antes da compra estabelecemos um teto máximo para nossa aquisição, e ao nos depararmos com um imóvel abaixo desse valor somos influenciados por isso e motivados a comprá-lo. Porém, antes de fechar o negócio, pesquise os preços de imóveis localizados na mesma região e que tenham as mesmas características. Você poderá atestar se o preço que achava baixo esteja acima do valor praticado no mercado.

Em relação às facilidades

Cada família leva um estilo de vida, e ao adquirir um imóvel, o comprador deverá certificar-se de que o local oferece as facilidades que são necessárias à sua rotina. Por exemplo, caso a residência seja afastada dos principais pontos de comércio da cidade, é preciso avaliar as vias que permitam ou que facilitem esse acesso. Outras facilidades que devem ser observadas de acordo com a realidade da família: Escolas, hospitais, faculdades, supermercados, etc.

Em relação ao estado de conservação do imóvel

Quando um imóvel é colocado à venda, é comum que o proprietário dê uma “maquiada”, para que atraia compradores em potencial. Porém, existem alguns aspectos que mesmo com um bom arranjo ainda ficam expostos e que são de extrema importância nessa avaliação. Verificar em quais condições se encontra o piso, por exemplo, evitará que seja pego de surpresa quanto a gastos extras na reforma. Outras partes importantes são as instalações hidráulica e elétrica. Não que sejam determinantes para o fechamento do negócio, mas podem até transformar-se em pontos de argumento para que o preço seja diminuído.

Em relação à documentação

Uma questão muito importante sobre o imóvel que se deseja adquirir é a parte legal, ou seja, verificar se a documentação do imóvel está em dia e permite que seja liberado um financiamento para essa aquisição. Muitas vezes a casa ou o apartamento não possuem escritura, ou fazem parte de um inventário, e consequentemente o comprador terá dificuldades no financiamento ou em vender o imóvel posteriormente a outra pessoa.

Em relação à segurança

Um dos aspectos mais procurados e valorizados pelos compradores hoje em dia é a segurança. Diante de tantos atos de violência urbana, uma dica na hora de comprar um imóvel ou uma casa é verificar os índices de violência da região, observando se a casa ou o apartamento oferece segurança, se há policiamento local, enfim, reúna informações que permitam avaliar a segurança no bairro, a fim de que possa fechar o negócio com tranquilidade.

Essas são dicas importantes para você que deseja adquirir um imóvel. Não deixe de verificar esses e outros pontos que considere importantes. E aí, gostou dessas dicas? Qual é a sua opinião? O que é mais importante considerar na hora de comprar um imóvel? Comente aqui e não deixe de pesquisar os melhores apartamentos à venda na ProprietárioDireto

Compartilhar este post