Blog Proprietário Direto
Casa e Decoração

Organização da cozinha: 6 ideias para um ambiente impecável

Compartilhar este post

A cozinha talvez seja um dos ambientes da casa mais difíceis de serem organizados. A cada refeição é um tira e põe imenso: temperos e alimentos do armário para cozinhar; pratos, panelas e talheres na pia pra lavar; depois tudo no escorredor para secar e por fim cada coisa no seu lugar. E se esse tal “lugar” não está perfeitamente definido, então o caos impera facilmente.

Pra acabar com a bagunça e facilitar a vida, nós selecionamos seis ideias de organização da cozinha. Dicas infalíveis pra você ter armários, prateleiras e despensa impecáveis, dessas que dá orgulho só de olhar.

caixas-organizar-cozinha

Crie gavetas com caixas

Se te sobra prateleira e falta gaveta, improvise: ocupe todo o espaço vertical livre com caixas de diferentes tamanhos e formatos. Em lojas de departamento especializadas em casa você encontra pequenos armários organizadores para colocar nesses vãos. A ideia é não aproveitar ao máximo o espaço que você tem!

dicas-organizar-cozinha

Prateleiras suspensas para temperos

Já viu deste artefato para vender em supermercados ou lojas de artigos para casa? São simples e bem úteis para a organização da cozinha. Servem para aproveitar os espaços vazios do armário e estocar ali os temperos ou alimentos que vêm em embalagens pequenas de plástico, como queijo ralado, por exemplo. Melhor não deixar estes itens soltos no armário, pois uma hora ou outra eles acabam fora do lugar.

ideias-organizacao-cozinha

Mais prateleiras para vãos grandes

Se seu armário possui um vão grande entre as prateleiras, crie divisórias como essa da foto para guardar as louças. Facilita na hora de pegar estes itens, que são de uso frequente, além de permitir melhor aproveitamento do espaço.

ideias-organizacao-cozinha-dicas

Cada um no seu potinho

Faça um bom investimento em recipientes de vidro em diferentes tamanhos. Se todos forem do mesmo estilo, melhor para a estética de sua cozinha, claro. O ideal é ter potes para açucar, café, macarrão, farinha, arroz, feijão e grãos em geral. Para finalizar, uma etiqueta de identificação bem bacana e combinando com a decoração da cozinha, claro.

ideias-organizar-panelas-cozinha

Frigideiras empilhadas

Achamos o máximo essa ideia para organizar as frigideiras da cozinha, que vivem fazendo bagunça no armário. A dica serve também para guardar tampas de panela.

organizacao-cozinha

Divisórias nas gavetas

Se você tem um gavetão bem espaçoso na cozinha, pode usá-lo para guardar as louças também, em vez de colocá-las nos armários superiores. Criar divisórias como as da foto melhora a organização e evita que as louças se movimentem ao abrir e fechar a gaveta.

Compartilhar este post