Projetos vencedores do Prêmio O Melhor da Arquitetura 2013
Todo ano, o Prêmio “O Melhor da Arquitetura”, promovido pela revista Arquitetura e Construção, elege os melhores projetos arquitetônicos feitos Brasil afora em diferentes categorias. A edição de 2013 traz sete vencedores do Prêmio O Melhor da Arquitetura em Condomínios residenciais, Habitação Social, Reforma de Apartamento, Reforma de Casa, Residencial Casa de Praia, Casa de Campo de Casa de Cidade.
*** ProprietárioDireto: conheça a maior rede social de compra, venda e aluguel de imóveis
Confira abaixo os vencedores do Prêmio O Melhor da Arquitetura 2013 e os detalhes de seus projetos premiados:
Categoria “Condomínios Residenciais – horizontais ou verticais” – Casas AV – Corsi Hirano Arquitetos.
Oito unidades residenciais em um terreno de 640 m² no interior de São Paulo, em Avaré. Pátio central coletivo, para valorizar o convívio entre os moradores. As casas são compactas e articuladas duas a duas a partir de núcleos que abrigam as instalações e escadas. Concreto armado e lajes pré-fabricadas foram usados para agilizar a obra.
Foto: Leonardo Finotti/ Divulgação
Categoria “Habitação Social”: Jardim Edite – MMBB Arquitetos & H+ F Arquitetos
O projeto de 25.700 m²ocupa o lugar de uma favela em São Paulo. São prédios de 252 unidades, com 50 m² cada uma. Para integrá-las, a solução foi articular os edifícios a espaços públicos com restaurante, escola, unidade básica de saúde e creche.
Foto: Nelson Kon/ Divulgação
Categoria “Reforma de Apartamento”: Apartamento Araguary – Stuchi e Leite Projetos.
Para explorar melhor os 160 m² deste apartamento em São Paulo, pé-direito duplo com estruturas metálicas e drywall.
Vencedor Categoria “Reforma de Casa”: Itobi – Apiacás Arquitetos
Uma residência paulistana construída nos anos 1950 foi totalmente remodelada: ambientes sociais se integraram ao jardim e à piscina. Para isso, a edícula foi demolida, além de paredes do piso térreo. Tijolos da demolição foram aproveitados nas paredes de concreto ciclópico.
Vencedor Categoria “Residencial – Casa de Praia”: Residência Laranjeiras – Arquitetura Gui Mattos
Um projeto de 900 m², em Paraty (RJ), que reaproveitou a madeira que teve de ser derrubada no local para a construção. Os painéis de vidro do piso térreo possibilitam uma abertura à paisagem. O piso superior é inspirado nas casas dos pescadores.
Vencedor categoria “Residencial – Casa de Campo”: Caixa na Serra – Luciano Alvares e Tatiana Terry
Uma espécie de caixa afastada do chão, que tinha como objetivo valorizar a vista a 1.000 m de altitude, em meio às montanhas da serra fluminense.
Vencedor categoria “Residencial – Casa de Cidade”: Residência FG – Reinach Mendonça Arquitetos Associados
A residência em Araraquara (SP), com 1.099 m², possui fachada volumétrica, com destaque para o volume metálico do escritório, que se projeta em balanço sobre o jardim. O térreo agrupa as áreas de convivência e dois lances de rampas conduzem ao piso superior, onde estão os ambientes íntimos
Fotos: Nelson Kon/ Divulgação