Blog Proprietário Direto
Direto com o Proprietário

O que os casais precisam saber antes de comprar um imóvel

Compartilhar este post

Imóveis para Casais

Quem decide se casar é questionado constantemente sobre a moradia. Toda a família e amigos já esperam que este seja o próximo passo do casal, já que se trata uma tradição cultural. Mas será que comprar um imóvel é ideal para este momento da vida?

Para esta questão, não há uma resposta curta ou fácil. O ponto principal para que tudo dê errado é a falta de planejamento. Além disso, a forma como será feita essa compra irá influenciar, positiva ou negativamente, os próximos anos da vida a dois. Por isso, saiba o que os casais devem considerar antes de comprar a casa própria:

No financiamento, o imóvel pertence ao banco até a quitação

Comprar um imóvel através de financiamento requer muita responsabilidade ou o sonho da casa própria vira um pesadelo. Se o empréstimo for via SFH (Sistema Financeiro de Habitação), o imóvel pode ir a leilão a partir da terceira prestação atrasada. Já pelo SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), o cliente é notificado por cartório se atrasar apenas uma prestação. Ele terá um prazo para efetuar o pagamento e, caso não pague, o imóvel vai a leilão.

Pequenas entradas, grandes parcelas

Para que tudo saia dentro dos conformes, é preciso que o casal tenha independência e estabilidade financeira. Essas características são pouco encontradas na vida de jovens casais, já que geralmente estão no começo da carreira e ainda não possuem grandes quantias de dinheiro guardado.

O problema aqui também fica por conta do financiamento: com pouco dinheiro para dar de entrada, as parcelas engordam e podem comprometer muito o orçamento do casal.

Juros

Muitas vezes, os juros podem fazer com que os cônjuges acabem pagando mais que o dobro do valor original do imóvel. Isso acontece porque, mesmo considerada a menor do País – se comparada com a de outras modalidades de financiamento –, a taxa de juros do empréstimo imobiliário incidem sobre altos valores e longos prazos, como até 30 anos.

Por isso, é importante ter planejamento: o casal deve fazer as contas e comparar o valor final com o valor inicial da casa. Caso fique apertado para o orçamento, será preciso procurar alternativas.

Respiro financeiro

Bem como na vida de solteiro, os casais precisam de um respiro financeiro reservado para emergências, como consertos, e momentos de lazer, como viagens e passeios. Logo, se torna importante não comprometer demais a renda conjunta, pois a limitação financeira pode causar stress e brigas.

Filhos

Depois da clássica pergunta “onde vocês vão morar?” provavelmente virá de familiares e amigos o não menos tradicional “quando pretendem ter filhos?”. E não é por menos: antes de comprar um imóvel com um cômodo, por exemplo, é preciso pensar se realmente o casal ficará lá por muito tempo. Tempo o bastante para aumentar a família.

Lugar fixo

Na maioria das vezes, a vida dos recém-casados é muito elástica e possui muitas possibilidades de mudança. Comprar uma casa pode trazer limitações não previstas em um primeiro momento. O ideal é que o casal esteja estabilizado financeiramente – o que possibilita comprar um imóvel com melhor custo-benefício em longo prazo –, não planeje mais ter filhos e estejam satisfeitos em suas profissões.

Proprietário Direto

Agora na Proprietário Direto você pode escolher o financiamento imobiliário ideal para o seu imóvel. Simule seu financiamento imobiliário com taxas que cabem no seu bolso. Crédito imobiliário com contratação 100% digital.

Compartilhar este post