Menu Principal

6 dicas para comprar um imóvel comercial

Sala Comercial Direto com Proprietário

 

Nos últimos anos, o Brasil acompanhou uma crescente de novos empreendedores. Em uma pesquisa divulgada pela organização Endeavor, 76% dos entrevistados disseram sonhar em abrir uma empresa.

Mas esta não é uma estrada fácil de percorrer e é necessário um bom planejamento de negócio e organização das finanças. Por isso, no momento de escolher o local onde irá instalar uma startup, é preciso considerar algumas questões:

Localização

O objetivo da empresa e o tipo de cliente precisam ser definidos para que se saiba em qual local especificamente a empresa será instalada. Em um exemplo simples: os melhores locais para vendas são centros comerciais, enquanto que para serviços podem variar de prédios a áreas residenciais.

Outra questão importante é o transporte, seja pelo trânsito ou pela proximidade com pontos de ônibus e estações de metrô. Quanto mais facilidade para empregadores e possíveis parceiros corporativos, melhor.

Antes de fechar negócio, é bom fazer antes uma pesquisa pela internet ou com moradores e frequentadores do bairro escolhido para descobrir se há eventos por perto e como é a movimentação diária da rua onde fica o imóvel.

Preços

Todo o esforço na hora de comprar um imóvel é válido, e isso não é diferente quando há nesta transação pretensões empresariais. Por isso, uma boa pesquisa de preços nas regiões escolhidas é o segundo passo para um bom negócio.

A partir de um orçamento pré-estabelecido, será possível escolher os imóveis com melhor custo-benefício para a nova empresa.

Espaço

O tipo de espaço depende totalmente da modalidade da empresa. É imprescindível uma sala de reuniões? Ou é preciso apenas de um espaço amplo para instalação de vários departamentos? Idealize, escreva e desenhe qual é o espaço ideal para seu empreendimento.

Estado do imóvel

Descubra tudo o que puder pela internet e ainda mais na visita ao imóvel. Após se atentar aos mínimos detalhes, anote o que será preciso reparar e use isso para negociar posteriormente. Essa prática será importante também para fazer um planejamento financeiro e também temporal.

Contrato

Leia até mesmo as pequenas letras do contrato: é essencial que seja de conhecimento do proprietário os direitos e deveres para com o imóvel. Assim, é possível verificar e questionar o acordo antes de fazer a transação e garantir mais tranquilidade no futuro.

Duração

Em caso de baixo capital para investimento, o melhor é optar por contratos mais curtos, de seis meses a um ano. Se há reserva financeira e uma segurança maior no empreendimento, o ideal é assinar contratos mais longos, geralmente mais vantajosos e econômicos.