Menu Principal

Melhores reformas para apartamentos pequenos

O pouco espaço não é motivo para abrir mão de um apartamento lindo e funcional, mas para isso algumas reformas são necessárias. O arquiteto Igor Perboni deu algumas dicas interessantes e modernas de quais são as melhores reformas para apartamentos pequenos, que além de deixá-los com o aspecto mais bonito também podem otimizar o aproveitamento dos espaços.

Sala Apartamento

Para parecer mais espaçoso

Para dar um aspecto mais amplo, fazendo o apartamento parecer maior é interessante uma expansão sala cozinha, que envolve a abertura da cozinha para a sala. Por ser o ambiente onde os moradores passam mais tempo, o ideal é que ele realmente seja mais aberto.

Ainda falando de expansão, existem as reformas que englobam um espaço pouco utilizado nos apartamentos, as varandas. Então, é interessante diminuir o espaço que geralmente é reservado para as plantinhas e florzinhas e utilizá-lo para ampliar seu apartamento. A expansão mais comum é da sala para a varanda onde o fechamento dela é feito com vidros resultando em uma sala de tamanho maior.

A varanda também pode ter outra função, mesmo parecendo muito diferente e pouco convencional, ela pode ser fechada e dar lugar para a cozinha, isso mesmo, o que era varanda, vira cozinha!

Cozinha feita na varanda

Cozinha

Além disso, os espelhos são outros grandes aliados na função de fazer o ambiente parecer maior, com a vantagem de que não é necessário quebrar nada para tê-los em casa. Então, quando for decorar o apartamento, não se esqueça deles!

Para esses tipos de reformas é necessário ter uma equipe de profissionais que envolve marceneiro,  empreiteiro, eletricista, profissional de hidráulica, pintor, gesseiro, o profissional que instala os pisos. Geralmente todos já são conhecidos e indicados pelo próprio arquiteto responsável pelo projeto.

O tempo de duração dessas reformas pode variar. Se são apartamentos mais novos ou recém-construídos, elas podem durar em média 3 meses, e em apartamentos mais antigos, onde é necessário realizar quebra e substituição da elétrica e hidráulica, essas reformas podem durar 5 meses.

O custo também depende muito do tipo de material utilizado e no investimento do proprietário em detalhes, mas em média ficam em torno de 20 e 50 mil reais.

Como otimizar o espaço

Outra questão é a funcionalidade, em apartamentos pequenos a falta de espaço pode causar desconforto para os moradores, mas nada que uma reforma não ajude. Para essas reformas é importante sempre levar em conta a quantidade de moradores do apartamento para que o profissional faça um projeto adequado.

Em apartamentos com um só quarto, como kitnet, por exemplo, onde moram casais sem filhos ou pessoas sozinhas, algumas estratégias melhoram a utilização do espaço. Uma ideia para otimizar o ambiente é uma estante vazada onde a televisão vira da sala para o quarto. O imóvel além de decorado, funcional e bonito, fica moderno e diferente do basico com que estamos acostumados. Uma maravilha, né?!

Uma outra ideia, que ainda não é muito convencional no Brasil, mas que literalmente transforma o ambiente, é um mecanismo que permite que a cama fique acoplada à parede. De noite é o quarto, de dia uma sala mais espaçosa, parece até coisa do futuro!

Já para os apartamentos pequenos onde moram mais pessoas, o banheiro pode ser o alvo da reforma para que o espaço do imóvel seja melhor aproveitado. No caso, o banheiro é dividido em dois com uma espécie de box fosco criando um espaço para o vaso sanitário e outro para o chuveiro, a pia fica para o lado de fora quase no corredor.

Geralmente essas reformas são mais caras, pois exigem um mesmo equipamento que realize múltiplas funções, mas valem a pena para aproveitar melhor o espaço do apartamento.

Igor acredita que as reformas deixam o imóvel mais atrativo para a venda, tanto em relação ao valor quanto na rapidez para realizá-la, pois embora os profissionais sempre queiram passar tranquilidade para o cliente uma reforma pode causar preocupações. Por isso, um imóvel já reformado pode atrair mais interessados, já que essa não será uma preocupação dos novos moradores.

Igor Perboni é arquiteto e atua em São Paulo

Quer mais dicas? Siga @ipeestudio no instagram
Para contato e orçamentos igor.estudioipe@gmail.com