Blog Proprietário Direto
Direto com o Proprietário

Dívida do imóvel na planta aumenta durante a construção

Compartilhar este post

Comprar Imóveis na Planta

Comprar um imóvel na planta tem muitas vantagens, como tempo para planejar uma mudança, preço reduzido e isenção de juros durante a construção. No entanto, é preciso estar atento ao mercado imobiliário atual e fazer um planejamento financeiro, pois o saldo devedor do imóvel pode aumentar durante sua construção.

Com financiamento direto com a construtora ou incorporadora, que têm parceria com bancos para aprovar o crédito após a entrega das chaves, o comprador irá se deparar com uma correção anual das parcelas, denominada pelo INCC (Índice Nacional de Custos da Construção) ou o CUB (Custos Unitários Básicos de Construção).

Segundo a revista Exame, nos últimos dois anos e meio, o INCC subiu 21,34%, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado como base para o reajuste dos salários dos brasileiros, subiu 14,14%. Com a inflação, muitos compradores de imóveis na planta não conseguem pagar ou financiar o valor na entrega as chaves.

Por isso, é muito importante que haja um planejamento financeiro, pois proprietários e corretores não costumam alertar o comprador sobre o imposto, que é aplicado sobre o valor total da dívida.

Como ninguém pode prever a alta ou a queda da inflação, é essencial verificar a taxa do INCC –que aumenta 7% ao ano, em média – todo o mês. O índice chegou a atingir 8,4% entre janeiro do ano passado e desse ano.

Compartilhar este post