Menu Principal

5 dicas para comprar imóvel na crise

comprar-imovel-na-crise

O mercado imobiliário está em baixa, e com isso os preços de imóveis estão lá embaixo também. Apesar de a crise econômica pedir mais cautela, comprar imóvel agora é um bom negócio.

Veja abaixo cinco dicas para quem quer comprar imóvel na crise:

Desconfie de valores muito baixos

Em época de crise, o valor dos imóveis vai lá pra baixo. Bom para quem compra? Claro que é, desde que o imóvel à venda esteja em boas condições e com a papelada em dia. Antes de fechar negócio, não se esqueça de verificar a procedência e a documentação do imóvel. Se for um imóvel na planta ou recém-construído, verifique se a construtora ou a obra não estão comprometidos judicialmente.

Menor financiamento, maior entrada

A Caixa Econômica Federal (CEF), maior financiadora habitacional do país, elevou os juros cobrados em empréstimos para compra da casa própria. Além disso, o valor de entrada para financiamento de imóvel também está bem maior. Ou seja: financiar imóvel ficou bem difícil. A saída nos momentos de crise é comprar imóvel dando a maior entrada possível, e financiando o mínimo possível. É hora de lançar mão da poupança e do FGTS!

Pense como investidor

Compre o imóvel dos seus sonhos, claro. Mas na hora de escolher, pense também na valorização do mesmo em alguns anos. Comprar barato agora, que o mercado imobiliário está em baixa, significa que em alguns anos você poderá vende-lo por um preço maior e ter um bom lucro com este negócio.

Hora de negociar

A situação não está fácil pra ninguém: nem para quem vende e nem para quem compra. O que significa que, neste momento, as duas partes da negociação estão mais flexíveis. Na hora de comprar seu imóvel, saiba negociar. Tanto valores, como forma de pagamento. Outros bens podem entrar na jogada para facilitar que o negócio dê certo, como carro, terreno ou ainda outros imóveis de menor valor.

Negocie direto com o proprietário

Economizar 6% do valor do imóvel com a taxa do corretor é bom para os dois lados. Aproveite que hoje a internet oferece meios de aproximar quem quer comprar e quem quer vender imóveis e faça uso desta facilidade. A Proprietário Direto é uma alternativa bacana para quem quer comprar, vender ou alugar um imóvel sem intermediários. A empresa oferece uma plataforma segura, cujo principal benefício é a oportunidade de ambas as partes negociarem diretamente entre si, sem pagar comissões.