Blog Proprietário Direto
Direto com o Proprietário

Cinco dicas para escolher a casa ideal

Compartilhar este post

pd_posts_06set_blog

Essa semana trouxemos algumas dicas para quem quer escolher um apartamento, e hoje as orientações são para aqueles que pretendem encontrar uma casa. Afinal, imóveis distintos precisam de alguns cuidados diferentes.

Comprar a casa ideal exige planejamento, cuidado, paciência e muita pesquisa. É preciso se atentar a alguns detalhes para que não exista arrependimento e nem problemas no futuro. Então, confira cinco passos que vão lhe ajudar a começar a busca pela tão sonhada casa própria.

1°passo – Localização

Antes de escolher um imóvel é preciso pensar na localização.

Tente analisar se o bairro que você escolheu tem toda a infraestrutura necessária, como comércios, escolas, segurança, se está na rota dos meios de transporte e se oferece acesso para diversas partes da cidade.

Enfim, analise os pontos que você acha importante para a sua qualidade de vida e veja se a localização escolhida oferece isso.

2° passo – Tipo de casa

Antes de buscar um imóvel é preciso saber qual tipo atende as necessidades da família. Para isso, analise o estilo de vida de todos que irão morar na casa e, a partir daí, comece a desenhar o perfil do imóvel ideal.

Lembre-se de incluir: quantidade de dormitórios, quais cômodos são fundamentais, se a garagem é importante, se gostaria de uma área de lazer e etc.

3° passo – Custos

Esse é um dos momentos que mais exigem cuidados. Tenha em mente, e no papel, o valor que você poderá gastar com o financiamento do imóvel, sem que isso altere o seu orçamento de forma bruta.

A melhor maneira de evitar problemas é fazendo um planejamento financeiro bem detalhado.

4° passo – Seleção de imóveis, visitas e inspeção

Chegou a hora de procurar a casa ideal! Utilizando os dados que você levantou nos passos anteriores, comece a buscar uma casa de acordo com o seu perfil e suas possibilidades. Separe algumas opções e tente visitar diversos imóveis, sempre analisando todos com bastante calma.

Quanto tiver certeza de que encontrou a casa dos seus sonhos, faça uma inspeção detalhada, analisando todos os cantos, inclusive a parte elétrica, para ter certeza de que não existe nenhum problema com a estrutura do imóvel.

5° passo – Finalização do processo

Decidiu comprar a casa? Então chegou a hora de chamar o seu advogado. Ele irá analisar e resolver todas as questões contratuais, conferir o histórico do imóvel e do proprietário, e até discutir opções de financiamento.

Nesse momento, é muito importante ter esse profissional ao seu lado para que não fique nada pendente, que possa causar um problema no futuro.

Compartilhar este post