Menu Principal

Dicas para deixar a casa segura para crianças pequenas

Uma criança traz muita alegria para a casa, mas é preciso ter muito cuidado com esses pequenos para que eles continuem saudáveis e felizes por bastante tempo. Devemos fazer com que nossa casa seja segura para crianças, medidas de prevenção feitas no local onde moramos evitam cerca de 90% dos acidentes.

 

safe home
Confira algumas dicas que vão fazer com que sua casa seja segura para filhos pequenos:

Proteção nas janelas
As janelas da casa devem ser protegidas com grades ou redes que contenham nós, que nesse caso, devem ser trocadas a cada três anos. Essas medidas devem ser adotadas inclusive por quem mora em casas de andares baixos.

Proteção nas tomadas

Crianças são muito curiosas e podem colocar os dedos nas tomadas e tomarem choque elétrico, por isso é recomendado que sejam colocados protetores nelas de difícil remoção por crianças pequenas.

Grades de segurança
As grades de segurança devem ser instaladas em escadas tanto no pé quanto no alto, também nas portas da cozinha e da área de serviço, que é onde ficam os produtos de limpeza. Isso faz com que a criança não consiga acessar áreas de risco da casa que podem causar graves acidentes.

Berço
A criança só deve ser mantida no berço até atingir 90 cm. Se ela já consegue ficar em pé dentro dele, e escalar ou balançar a grade, significa que é hora de aposentá-lo, pois esses comportamentos podem ser perigosos.

Cama
Para crianças de até 6 anos de idade as camas devem conter grades para evitar quedas no meio da noite.

Travas em gavetas e armários
Para evitar que a criança prenda os dedos em gavetas ou que abra porta de armários e se machuque, é necessário colocar travas adesivas que sejam fortes o bastante para que só os adultos consigam abri-las.

Portas
É preciso prestar muita atenção para que as crianças não fiquem trancadas sozinhas em algum dos cômodos da casa ou que se machuquem com as portas. Sendo assim, coloque travas nas portas e evite deixá-las com as chaves nas fechaduras. Também tenha sempre uma cópia dessas chaves.

Quinas
Use protetores nas quinas de móveis e prateleiras para evitar que as crianças se acidentem caso esbarrem nesses móveis.

Medicamentos e produtos de limpeza
Mantenha medicamentos e produtos de limpeza guardados fora do alcance dos pequenos. As travas de segurança nas portas dos armários onde esses produtos são guardados também dificultam o acesso das crianças a eles.

Botijão de gás
Esse é outro item que deve ser mantido fora do alcance das crianças, em um local de difícil acesso. Também se certifique que ele sempre esteja com a mangueira e o registro verificados.

Fogão
Mantenha a criança o mais longe possível da cozinha quando as refeições estiverem sendo preparadas, pois podem ocorrer acidentes com panelas e com o fogão. As grades de segurança ajudam muito nesse caso.

Uma casa feliz é uma casa que seja segura para as crianças. E aí, que tal escolher um imóvel para morar com a família na ProprietárioDireto?

casinha