Blog Proprietário Direto
Segurança e Cuidados

Dicas para deixar a casa segura para crianças pequenas

Compartilhar este post

Uma criança traz muita alegria para a casa. Mas é preciso ter cuidado com os pequenos, para eles continuarem aproveitado seus lares de maneira saudável e feliz. Pequenas medidas preventivas têm o poder de evitar cerca de 90% dos acidentes em casa.

Urso de pelúcia bege, grande, com cachecol vermelho no pescoço, sentado no último degrau de uma escada e acima dele um portão pequeno impedindo a passagem pela escada
Foto: internet / Pequenos cuidados garantem um cotidiano mais seguro e feliz para as crianças

Confira algumas dicas para deixar a sua casa mais segura para crianças:

Proteção nas janelas

As janelas da casa devem ser protegidas com grades ou redes que contenham nós, que neste caso, devem ser trocadas a cada três anos. Essas medidas devem ser adotadas inclusive por quem mora em casas de andares baixos.

Proteção nas tomadas

Crianças são muito curiosas e podem colocar os dedos nas tomadas e tomar choque elétrico, por isso, é recomendado colocar protetores de difícil remoção por crianças pequenas nessas entradas.

Grades de segurança
As grades de segurança devem ser instaladas em escadas, tanto na base quanto no parte mais alta. Também nas portas da cozinha e da área de serviço, que é onde ficam os produtos de limpeza. Isso faz com que a criança não consiga acessar áreas de risco da casa, que podem causar graves acidentes.

Berço
A criança só deve ser mantida no berço até atingir 90 cm. Se ela já conseguir escalar ou balançar a grade, significa que é hora de aposentá-lo, pois esses comportamentos podem ser perigosos.

Cama
Para crianças de até 6 anos de idade as camas devem conter grades para evitar quedas no meio da noite.

Travas em gavetas e armários
Para evitar que a criança prenda os dedos em gavetas ou que abra porta de armários e se machuque, é necessário colocar travas adesivas que sejam fortes o bastante para que só os adultos consigam abrí-las.

Portas
É preciso prestar muita atenção para que as crianças não fiquem trancadas sozinhas em algum dos cômodos da casa ou que se machuquem com as portas. Sendo assim, coloque travas nas portas e evite deixá-las com as chaves nas fechaduras. Também tenha sempre uma cópia dessas chaves.

Quinas
Use protetores plásticos nas quinas de móveis e de prateleiras para evitar que as crianças se acidentem.

Medicamentos e produtos de limpeza
Mantenha medicamentos e produtos de limpeza guardados fora do alcance dos pequenos. As travas de segurança nas portas dos armários onde esses produtos são guardados também dificultam o acesso.

Botijão de gás
Esse é outro item que deve ser mantido fora do alcance das crianças, em um local de difícil acesso. Também se certifique que ele sempre esteja com a mangueira e o registro válidos.

Fogão
Mantenha a criança o mais longe possível da cozinha quando as refeições estiverem sendo preparadas, pois podem ocorrer acidentes com panelas, água quente. As grades ou redes de segurança ajudam muito nesses casos.

Uma casa feliz é uma casa que seja segura para as crianças. E aí, que tal escolher um imóvel para morar com a família na Proprietário Direto?

Compartilhar este post