Menu Principal

O que é carta de crédito?

pd_site_18set_v1

Um dos primeiros passos para quem está pensando em adquirir um imóvel é saber como o pagamento será feito. Se o comprador se organizou há tempos e economizou dinheiro, ou possui uma boa estabilidade financeira para quitar o espaço à vista, ele terá vantagens pelos descontos e pela tranquilidade de não pagar parcelas mensais.

Entretanto, na maioria dos casos, o cliente não possui o dinheiro necessário para pagar pelo local e opta por fazer um financiamento bancário. Se o imóvel estiver finalizado, o comprador poderá desfrutá-lo enquanto paga as parcelas para a instituição financeira. Em outros casos, o consórcio é escolhido e pode ser um aliado para quem não quer pagar juros.

Mas, em caso de financiamento ou consórcio, como garantir ao proprietário que existe um crédito aprovado para a compra? Para facilitar o acordo entre as partes, o banco entrega ao cliente um documento chamado carta de crédito, que irá comprovar a renda a ser aplicada na compra de um imóvel.

Entenda o que é esse documento em seis passos:

O que é carta de crédito?

É um documento que comprova o crédito decorrente de financiamento ou consórcio. Emitido por um banco ou administradora de consórcio, a carta de crédito é usada para a compra de diversos bens, como carros e imóveis, mediante a um prazo e valor previamente estabelecidos.

O que é uma carta de crédito imobiliário?

Caso o bem desejado seja um imóvel, o comprador poderá solicitar uma carta de crédito imobiliário. Ela pode ser usada tanto para comprar uma propriedade ou terreno, quanto para reformar ou construir um imóvel.

Como obter uma carta de crédito imobiliário para comprar um imóvel?

É possível obter a carta de crédito imobiliário mediante financiamento, de forma imediata após a aprovação, ou por consórcio, ao ser contemplado por lance ou sorteio. É importante visitar diversos bancos e comparar juros e taxas administrativas de cada um – o que pode significar uma boa redução na dívida.

O que é uma carta de crédito FGTS?

É modalidade de liberação do FGTS que permite financiar até 100% do preço do imóvel em até 30 anos. A Caixa Econômica Federal permite o recurso para pessoas que tem renda de até R$ 5 mil e restringe a prestação em até 30% da renda familiar bruta.

O que é uma carta de crédito SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo)?

É o crédito oferecido pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) para compra de imóvel, terreno ou para construção e reforma do local, com limite de pagamento em até 35 anos. Ele também permite utilizar o FGTS para amortização. Neste caso, o financiamento pode atingir o limite de 80% para imóvel residencial e 90% para imóvel comercial.

Vale a pena fazer uma carta de crédito?

A carta de crédito é modalidade de aquisição por financiamento ou consórcio, ou seja: implica em pagamento de taxas administrativas, além de juros. Portanto, depende da necessidade e disposição financeira de cada comprador. A mais conhecida e utilizada é através de consórcio, por ter taxas bem inferiores às de financiamento.