Blog Proprietário Direto
Negociação de Imóveis

Entenda o que é uma carta de crédito e quando usá-la

Compartilhar este post

pessoas sentadas numa mesa de reunião com canetas, lápis e papeis na mão, sendo três homens e uma mulher

Um dos primeiros passos para quem está pensando em adquirir um imóvel é saber como o pagamento será feito. Na maioria dos casos, o cliente não possui todo o dinheiro necessário para pagar e opta por fazer um financiamento bancário. Mas, em caso de financiamento ou consórcio, como garantir ao proprietário que existe um crédito aprovado para a compra? Para facilitar o acordo entre as partes, o banco entrega ao cliente um documento chamado carta de crédito, que irá comprovar a renda a ser aplicada na compra de um imóvel.

Entenda o que é esse documento:

O que é carta de crédito?

É um documento que comprova o crédito decorrente de financiamento ou consórcio. Emitido por um banco ou administradora de consórcio. A carta de crédito é usada para a compra de diversos bens, como carros e imóveis, mediante a um prazo e valor previamente estabelecidos.

Como obter uma carta de crédito imobiliário para comprar um imóvel?

É possível obter a carta de crédito imobiliário mediante financiamento, de forma imediata após a aprovação, ou por consórcio, ao ser contemplado por lance ou sorteio. É importante visitar diversos bancos e comparar juros e taxas administrativas de cada um, o  que pode significar uma boa redução na dívida.

O que é uma carta de crédito FGTS?

É uma modalidade de liberação do FGTS que permite financiar até 100% do preço do imóvel, em até 30 anos. A Caixa Econômica Federal permite o recurso para pessoas que têm renda de até R$ 5 mil, e restringe a prestação em até 30% da renda familiar bruta.

O que é uma carta de crédito SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo)?

É o crédito oferecido pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) para a compra de imóvel, terreno ou para construção e reforma do local, com limite de pagamento em até 35 anos. Ele também permite utilizar o FGTS para a amortização. Neste caso, o financiamento pode atingir o limite de 80% para imóvel residencial e 90% para imóvel comercial.

Vale a pena fazer uma carta de crédito?

A carta de crédito é uma modalidade de aquisição por financiamento ou consórcio, ou seja: implica em pagamento de taxas administrativas, além de juros. Portanto, depende da necessidade e da disposição financeira de cada pessoa. A mais conhecida e utilizada é através de consórcio, por ter taxas bem inferiores às de financiamento.

Gostou deste artigo? Consiga a sua carta de crédito e encontre o imóvel ideal na plataforma da Proprietário Direto.

Compartilhar este post