Entenda o que é uma carta de crédito e quando usá-la
Um dos primeiros passos para quem está pensando em adquirir um imóvel é saber como o pagamento será feito. Na maioria dos casos, o cliente não possui todo o dinheiro necessário para pagar e opta por fazer um financiamento bancário. Mas, em caso de financiamento ou consórcio, como garantir ao proprietário que existe um crédito aprovado para a compra? Para facilitar o acordo entre as partes, o banco entrega ao cliente um documento chamado carta de crédito, que irá comprovar a renda a ser aplicada na compra de um imóvel.
Entenda o que é esse documento:
O que é carta de crédito?
É um documento que comprova o crédito decorrente de financiamento ou consórcio. Emitido por um banco ou administradora de consórcio. A carta de crédito é usada para a compra de diversos bens, como carros e imóveis, mediante a um prazo e valor previamente estabelecidos.
Como obter uma carta de crédito imobiliário para comprar um imóvel?
É possível obter a carta de crédito imobiliário mediante financiamento, de forma imediata após a aprovação, ou por consórcio, ao ser contemplado por lance ou sorteio. É importante visitar diversos bancos e comparar juros e taxas administrativas de cada um, o que pode significar uma boa redução na dívida.
O que é uma carta de crédito FGTS?
É uma modalidade de liberação do FGTS que permite financiar até 100% do preço do imóvel, em até 30 anos. A Caixa Econômica Federal permite o recurso para pessoas que têm renda de até R$ 5 mil, e restringe a prestação em até 30% da renda familiar bruta.
O que é uma carta de crédito SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo)?
É o crédito oferecido pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) para a compra de imóvel, terreno ou para construção e reforma do local, com limite de pagamento em até 35 anos. Ele também permite utilizar o FGTS para a amortização. Neste caso, o financiamento pode atingir o limite de 80% para imóvel residencial e 90% para imóvel comercial.
Vale a pena fazer uma carta de crédito?
A carta de crédito é uma modalidade de aquisição por financiamento ou consórcio, ou seja: implica em pagamento de taxas administrativas, além de juros. Portanto, depende da necessidade e da disposição financeira de cada pessoa. A mais conhecida e utilizada é através de consórcio, por ter taxas bem inferiores às de financiamento.
Gostou deste artigo? Consiga a sua carta de crédito e encontre o imóvel ideal na plataforma da Proprietário Direto.