Blog Proprietário Direto
Negociação de Imóveis

Fundos de investimento imobiliário: o que são e como investir

Compartilhar este post

Fundos de investimento imobiliário são fundos que investem em empreendimentos do setor imobiliário, como edifícios comerciais, shopping centers, desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, hospitais, etc. Ou seja, um grupo de investidores que aplicam recursos em negócios do mundo dos imóveis.

Dessa maneira, a pessoa investidora adquire cotas de fundos que detêm essas propriedades. Ao fazer a distribuição dos resultados deste fundo, tem-se o retorno do capital investido. Esses resultados não são predefinidos: a renda do investidor vai depender da valorização ou desvalorização dos papéis do fundo.

Existem três tipos deste investimento: os fundos de investimento em títulos imobiliários, que normalmente têm menos risco de instabilidade; os fundos de renda de aluguel, com risco médio, e que hoje correspondem à maior fatia do mercado; e os fundos de desenvolvimento imobiliário, que ainda são escassos no Brasil. Neste fundo, negocia-se os papéis durante a construção do empreendimento, sendo que o lucro vem da venda do imóvel ao se entregar a obra. Este é o que tem mais risco também, no entanto, pode ter um retorno alto.

Proprietário Direto: compra e venda de imóveis sem intermediação

Um fator que costuma chamar a atenção para os fundos imobiliários é a questão tributária. Investidores de fundos imobiliários pessoa física são isentos de IR nos dividendos recebidos, paga-se impostos apenas sobre a eventual valorização das cotas destes fundos negociados em Bolsa. Diferente de rendimentos provenientes de aluguéis de imóveis, por exemplo, que são tributados no IR.

Os fundos de investimento imobiliário são uma opção para quem quer um investimento de longo prazo no ramo imobiliário, mas não tem a intenção de comprar um imóvel. Hoje já estão em funcionamento centenas de fundos imobiliários no Brasil, com patrimônio total de mais de R$ 6 bilhões.

Como investir em um fundo imobiliário?

Primeiro, é preciso se cadastrar em uma corretora. Depois, é hora de escolher o fundo imobiliário. Os passos seguintes são feitos juntamente com a corretora, que auxilia o investidor em relação a compra de ações e lhe informa sobre os custos do investimento, como a taxa de corretagem e a taxa de administração.

*Com informações de BM&F Bovespa e Fundoimobiliario.com.br

Encontre o imóvel ideal para investir na Proprietário Direto

Compartilhar este post