Blog Proprietário Direto
Negociação de Imóveis

Deveres e responsabilidades do inquilino

Compartilhar este post

Ao alugar uma casa, apartamento ou até um imóvel comercial, o inquilino deve estar ciente de que possui alguns deveres e responsabilidades durante o período de locação. Para que não haja multas ou eventuais transtornos com o proprietário, é recomendado que o locatário cuide bem do imóvel e cumpra com os deveres esperados na condição de inquilino.

Mulher negra, com cabelo crespo e castanho, blusa bege e calça jeans, abraçada a homem branco, cabelo castanho, blusa branca e calça jeans, sentados no chão, ao lado de caixas de papelão
Foto: internet / Cumprindo regras básicas, a relação entre locador e inquilino tende a ser tranquila

Saiba alguns dos deveres e responsabilidades do inquilino durante o período de aluguel do imóvel:

Pagamento do aluguel

O inquilino deve realizar o pagamento do aluguel no prazo e nas condições previamente estabelecidas. O não pagamento do valor do aluguel pode ocasionar em multas.

Não realizar modificações no imóvel

O inquilino não deve realizar reformas ou modificações no imóvel sem a autorização prévia do proprietário. Além disso, qualquer mudança também precisa ser documentada.

Reparos danos no imóvel

Caso ocorram danos no imóvel causados pelo locatário, ele deve realizar os devidos reparos, pois o imóvel deve ser mantido e entregue nas mesmas condições em que estava quando foi alugado.

Utilizar o imóvel para a devida finalidade

Caso o imóvel tenha sido alugado para fins residenciais, não é permitido que o mesmo seja utilizado como um imóvel comercial, por exemplo. Do mesmo modo que um imóvel alugado para finalidades comerciais não deve ser usado como moradia.

Saída do imóvel

O inquilino ou locatário pode deixar o imóvel a qualquer momento, porém, deve arcar com multas de contrato caso saia antes do prazo mínimo estabelecido. Porém, caso o inquilino comprove que a saída do imóvel é por motivo de desemprego ou o contrato não possua prazo determinado para ser finalizado, o inquilino fica isento da multa.

Que tal alugar um imóvel diretamente com o dono na Proprietário Direto?

Proprietário Direto

A Proprietário Direto possibilita uma nova maneira de fazer negócios. Aqui você anuncia seu imóvel e recebe sugestões de interessados, também pode se comunicar com outros usuários e agendar visitas ao imóvel, tudo de uma maneira prática, fácil e direta.

Anuncie-seu-imovel-botao-1

Compartilhar este post