Cliente pode solicitar a portabilidade do financiamento imobiliário de um banco para outro e conseguir taxas de juros mais atraentes
A queda na taxa de juros Selic chegou a 6% ao ano e atingiu o menor índice histórico. Para especialistas este patamar pode ser propício para comparar as taxas no mercado e reavaliar o financiamento imobiliário. Conforme divulgado pelo Banco Central, no primeiro semestre de deste ano, já foram 1.466 pedidos de portabilidade de crédito imobiliário, sendo que em 2018 foram realizados 5.535: aumento de 453,8% em relação a 2017.
Em entrevista ao jornal O Globo, Miguel José de Oliveira, executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, menciona que:
“A transação só faz sentido quando a economia está melhorando e os juros estão em queda como agora, pois é preciso haver interesse do cliente em mudar e do banco em aceitar o novo crédito”.
É importante avaliar com as instituições financeiras quais serão as condições de financiamento sem a alteração do saldo em débito e do prazo, além da economia obtida com a redução de juros e os custos envolvidos. Para realizar a transferência, o imóvel precisa estar pronto e não pode estar inadimplente.
O superintendente executivo de negócios imobiliários do banco Santander, Pablo Duailibi, explica que as instituições financeiras estão cada vez mais interessadas em realizar negociação desta natureza, já que este tipo de crédito possibilita um relacionamento de longo prazo com clientes e o cenário financeiro atual possui uma dinâmica mais intensa.
Quanto maior for o prazo do financiamento e a redução no Custo Efetivo Total obtida na troca de banco, a economia pode se tornar ainda maior para o mutuário (pessoa que recebe o empréstimo no contrato de mútuo).
Simulação de valores economizados para um saldo devedor de R$100 mil

É fundamental comparar as taxas dos bancos, é necessário olhar o Custo Efetivo Total, que permite verificar o custo total do financiamento.
A taxa de avaliação do imóvel será cobrada novamente e geralmente está em torno de R$3.100 mais uma taxa de cartório para a averbação fiduciária. Os custos se tornam baixos para realização da portabilidade dos financiamentos de longo prazo em muitos casos. Quanto maior o prazo e o percentual de redução de juros, maior será a economia.
A portabilidade deve impulsionar a compra e venda de imóveis no Brasil e plataformas como a Proprietário Direto são aliados importantes porque, além de tornar todo o processo mais eficiente e transparente, garantem uma redução de até 6% nas transações porque elimina comissões imobiliárias.
Proprietário Direto
A Proprietário Direto é uma plataforma que está revolucionando a forma de fazer negócios. Aqui é possível anunciar um imóvel, negociar direto com o comprador e economizar os 6% de comissões imobiliárias.
Tudo isso de uma maneira fácil, rápida, segura e transparente.
Veja algumas histórias reais de quem vendeu sem pagar comissão!