Menu Principal

Segurança em Condomínios

Os condomínios são vistos por muitos como locais mais seguros, porém ainda assim podem ocorrer algumas situações que colocam a segurança dos moradores em risco, e isso se dá muitas vezes por falhas que podem ser evitadas tanto pelos funcionários quanto pelos próprios moradores.

segurança predio

Confira algumas dicas de segurança em condomínios:

Garagem
Os funcionários da portaria devem prestar muita atenção ao abrir o portão da garagem, devem identificar os carros por modelo e placa. Também não devem ser autorizados que veículos não pertencentes a moradores do condomínio utilizem a garagem. E, caso algum visitante necessite estacionar no local, este deve estar acompanhado de um morador.  Os condôminos também devem ficar atentos à pessoas e situações suspeitas ao entrar na garagem.

Portaria atenta
Os funcionários da portaria devem sempre estar atentos. Não devem liberar a entrada de pessoas suspeitas e devem chamar a polícia caso se deparem com situações que julguem ser de risco para a segurança.

Treinamento de funcionários
Os condomínios devem fornecer treinamentos para seus funcionários sobre medidas de segurança, para que eles estejam aptos a trabalharem de maneira a contribuir com a segurança do local.

Visitas
Toda visita deve ser anunciada e somente liberada após a autorização do morador. É importante também que o funcionário da portaria identifique todos os visitantes e que não deixem ninguém entrar sem ser identificado e autorizado pelo condômino.

Lista de convidados
É importante que sempre que houver uma festa no condomínio, uma lista de convidados seja disponibilizada para que o funcionário da portaria libere a entrada das pessoas.

Funcionários e prestadores de serviços
Os moradores devem comunicar a portaria sobre funcionários que trabalhem para eles e prestadores de serviço. É importante que também comuniquem caso haja o desligamento desses funcionários, de maneira que a portaria esteja ciente de quem pode ou não ter a entrada liberada.

Equipamentos de segurança
É de extrema importância que os condomínios tenham equipamentos de segurança como câmeras e espelhos côncavos para ajudar a portaria na identificação de moradores, visitantes e situações que julguem suspeitas. As câmeras também ajudam a polícia na identificação dos suspeitos caso ocorra alguma situação incomum no condomínio.

Atenção
Ao entrar no condomínio o morador também deve ficar bastante atento se não está sendo seguido ou se algum desconhecido está adentrando o local juntamente com ele.

Iluminação
Outro item que auxilia bastante tanto os funcionários e os moradores dos condomínios é a boa iluminação, principalmente no portão de entrada, de maneira a facilitar a identificação de uma possível situação de risco. A iluminação também ajuda os funcionários da portaria a identificarem os moradores, principalmente no período da noite.

Não ser negligente
É importante que embora o condomínio apresente uma boa estrutura de segurança, os moradores não sejam negligentes e sempre mantenham a porta de casa trancada e os carros devidamente fechados.

E aí, seu condomínio está seguro?

Foto de capa: http://odia.ig.com.br