Menu Principal

Passo-a-passo do sucesso na reforma para valorizar imóvel!

 

Quando falamos de imóveis existem algumas decisões importantes a serem tomadas, sendo as mais importantes, obviamente, a compra e a venda de imóveis. Porém, se pudéssemos fazer uma classificação, muito provavelmente as reformar o imóvel estaria em terceiro lugar.

Quando surge a necessidade de fazer uma reforma, muitas vezes ficamos um pouco confusos e sem ideia de como começar tudo, mas as palavras “planejamento” e “organização” devem ser constantemente lembradas para que tudo ocorra da melhor maneira possível e sem gastos extras.

reforma1

Confira um passo a passo do que é preciso saber antes de reformar o imóvel

Definir áreas a serem reformadas
Em primeiro lugar é necessário estabelecer (os) cômodo (s) do imóvel que serão reformados e quais as reformas que serão feitas neles, se estrutural, hidráulica ou elétrica, por exemplo.

Cronograma do projeto
Também é importante fazer um planejamento de cronograma para o projeto, que poderá ser discutido com o profissional antes do início das reformas. Principalmente quando se trata de reformas em apartamentos é necessário ajustar um cronograma, pois existem horários específicos em que os profissionais podem trabalhar nessa reforma.

Pré-estabelecer um orçamento
Outra parte do planejamento consiste em pré-estabelecer um orçamento para ter uma média da quantia que você dispõe para reformar o imóvel. Essa quantia será discutida com o profissional responsável pela obra, é importante não passar muito desse orçamento para não adquirir dívidas. Se essa reforma for ultrapassar muito do valor disponível e não for algo urgente, é melhor aguardar um pouco e juntar a quantia necessária para realizá-la.

Contratar um profissional
Essa é a etapa mais importante ao reformar o imóvel, em toda reforma é necessário ter profissionais capacitados como um arquiteto ou engenheiro que será responsável pelo projeto. Uma dica é contratar um profissional que já tenha uma equipe para trabalhar na reforma do imóvel. Também confira outros projetos realizados pela pessoa que vai contratar e se possível faça contato com outros clientes atendidos por esse profissional.

Não comprar materiais antecipadamente
Não compre nada antecipadamente, primeiro converse com o profissional responsável pelo projeto de reforma para só depois comprar os materiais necessários pela obra. Dessa maneira evita-se comprar materiais que não serão utilizados e também evita o desperdício de recursos.

Custo de material e mão de obra
Após estabelecidos quais os materiais que serão necessários na reforma faça uma pesquisa para assim obter os melhores preços na compra desses materiais. Muitas vezes o próprio profissional responsável pelo projeto tem indicações de lugares com preços mais acessíveis para os materiais necessários.

Formas de pagamento
Estude também as formas de pagamento, o pagamento à vista sempre é a melhor opção, pois acaba sendo a mais barata. Porém, caso não seja possível verifique sempre qual a melhor forma de pagamento tanto dos profissionais quanto dos materiais.

Acompanhe as obras
Sempre que possível acompanhe o andamento das obras e converse com o responsável pelo projeto sobre os prazos e eventuais necessidades e demandas que possam surgir enquanto durar a reforma do imóvel. Não é porque você contratou um profissional que não deve acompanhar de perto o que está sendo feito no seu imóvel. Acompanhar o andamento das obras pode ajudar a evitar grandes atrasos e gastos não planejados.

caracolProprietário Direto
A Proprietário Direto é a 1ª PropTech do Brasil que conecta compradores e vendedores de forma direta e sem intermediários.