Menu Principal

O único profissional indispensável na compra e venda de imóveis

Você sabe qual o profissional precisa consultar para comprar e vender imóvel? Você irá se surpreender com a resposta

Quando o assunto é compra e venda de imóvel, muito vendedor e comprador pensa que o corretor imobiliário é a única pessoa capaz de intermediar a transação imobiliária.

Mas isso não é verdade. Ao comprar e vender diretamente o seu imóvel é possível economizar 6% do valor do imóvel (valor esse que pode tipicamente fica entre 30 mil e 130 mil reais).

O corretor imobiliário não é peça fundamental nem para quem vai comprar, muito menos para quem vai vender o imóvel.

Acontece que muitos corretores fazem um discurso como se a venda direta fosse algo ilegal, assustando os compradores e vendedores de imóvel, transformando a transação comercial em um bicho de 7 cabeças.

A transação imobiliária não é um bicho de 7 cabeças e qualquer pessoa pode evitar a taxa de corretagem, vendendo seu imóvel diretamente para quem vai comprar.

Qualquer pessoa pode vender qualquer imóvel (comercial ou residencial) diretamente para outra pessoa sem intermediação imobiliária, desde que cumpram todos os requisitos jurídicos.

E, por falar em jurídico, chegamos ao profissional indispensável em qualquer transação imobiliária: o advogado imobiliário.

Acredite: o único profissional indispensável para comprar e vender imóveis é o advogado.

Acredite: o único profissional indispensável para comprar e vender imóveis é o advogado.

O advogado imobiliário

O advogado deve ser o conselheiro de quem compra e vende o imóvel. Deve ser o profissional que elabora o contrato de compra e venda (ou de locação) e o profissional que confere toda a documentação do comprador.

Ele analisa os documentos relativos à negociação e auxilia na elaboração do contrato, para proteger o comprador ou locatário.

É esse profissional que vai, por exemplo, conferir o histórico do imóvel e do proprietário, evitando que o comprador herde dívidas ou acabe perdendo dinheiro.

Uma pessoa que faz um negócio sem assessoria jurídica pode até perder o valor investido, se não estiver precavido e bem assistido por um advogado imobiliário.

A presença do advogado é necessária mesmo nos casos em que você compra e vende via imobiliária, ou corretor de imóveis.

É justamente o advogado que irá defender os direitos do comprador e vendedor, e ajudará nos trâmites necessários para a conclusão da venda.

Dentre as principais funções do advogado, incluem-se:

  • Investigar se existe alguma ação judicial contra a propriedade, contra o comprador ou contra o vendedor.
  • Preparar documentos para o financiamento.
  • Elaborar e/ou revisar o contrato compra e venda do imóvel, e aconselhar seu cliente sobre suas consequências legais e obrigações.
  • Aconselhar os clientes a respeito de prazos finais existentes no contrato.
  • Discutir opções de financiamento.
  • Investigar leis de zoneamento e outras medidas de uso governamental.
  • Checar alienações municipais não arquivadas, tais como esgoto e tributação especial.
O advogado é o único profissional que pode prevenir compradores e vendedores de problemas futuros.

O advogado é o único profissional que pode prevenir compradores e vendedores de problemas futuros.

Dessa maneira, o advogado imobiliário atua como um verdadeiro guia na compra e venda do imóvel e sua participação no processo é imprescindível para que não haja transtornos após a transação.

 

Anuncie seu imovel

Proprietário Direto:

A Proprietário Direto é uma plataforma que está revolucionando a forma de fazer negócios. Aqui é possível anunciar um imóvel e encontrar um comprador, ou encontrar o imóvel dos seus sonhos e falar direto com o proprietário, tudo isso de uma maneira fácil, rápida e segura!