Menu Principal

O que é PropTech?

Anuncie-seu-imovel-botao-1

Nos últimos anos estamos vivendo uma grande transformação digital. Surgiram diversas novas plataformas e serviços online que foram revolucionários como o Uber no setor de transporte e o Airbnb no setor de hospedagem, por exemplo. E nessa onda de transformações digitais surgiu outra nova tendência que são as PropTech.

proptechMas afinal, o que é PropTech e para que serve?

“É um termo coletivo usado para definir startups que oferecem produtos tecnologicamente inovadores ou novos modelos de negócios para os mercados imobiliários.”

Dentro desse vasto mundo digital as Proptech são uma parte que surgiu para romper com o sistema antigo de mercado imobiliário, muitas startups pelo mundo ingressaram ou estão se preparando para ingressar nesse modelo que rompe com essa indústria de venda de imóveis do passado.

As PropTech têm como objetivo transformar o mercado imobiliário levando em conta a mentalidade de mudança e a tecnologia no ramo imobiliário, além de, é claro o comportamento do consumidor.  São empresas que estão fazendo melhorias no setor imobiliário.

Além do mercado de compra, venda e aluguel, as PropTech, em alguns lugares do mundo, também são responsáveis pelo surgimento de smart cities e smart buildings, economia de compartilhamento, indústria de construção de casas (ConTech) e de finanças (FinTech), sendo que essas duas últimas têm laços estreitos com a indústria imobiliária.

Esse também é um modelo de negócio tão promissor que desde 2014 vem crescendo consideravelmente os investimentos em empresas de tecnologia que atuam no setor imobiliário.

As PropTech são uma tendência mundial e não se restringem somente aos Estados Unidos e Vale do Silício, ao redor do mundo existem diversas plataformas que estão modernizando o mercado de imóveis. Algumas dessas startups chegam a valer mais de 1 bilhão de dólares, ou seja, é uma tendência bem forte.

Também não existe um modelo específico de como ser uma PropTech, muitas empresas nesse ramo utilizam-se da tecnologia de variadas formas oferecendo serviços diferenciados para venda, compra  e aluguel de imóveis online sacudindo o mercado imobiliário.

Porém, a maioria das startups que atuam no setor imobiliário se enquadra em uma das seguintes categorias:

  • Ser uma ferramenta de suporte para profissionais do ramo imobiliário.
  • Substituir o profissional do ramo imobiliário.

Dessa maneira, chegamos à conclusão de que a tecnologia está aí para facilitar e aprimorar os serviços e, como vimos, no setor imobiliário isso não é diferente!

caracol  A Proprietário Direto é a 1ª PropTech do Brasil que conecta compradores e vendedores de forma direta e sem intermediários.

Anuncie-seu-imovel-botao-1