Blog Proprietário Direto
Negociação de Imóveis

Documentos necessários para a negociação do imóvel

Compartilhar este post

O processo de negociação de um imóvel é muito importante. É preciso conferir se está tudo certo com a documentação da casa ou apartamento antes de fechar negócio e se mudar. E também verificar a documentação e antecedentes da pessoa com quem você pretende negociar.

Mão segurando uma caneta, com papéis embaixo, colocados sobre uma mesa
Foto: Jobim Advogados / É importante checar a documentação do imóvel para não ter surpresas futuras

Veja o que você deve conferir na hora de negociar um imóvel:

Matrícula do imóvel
Peça ao atual proprietário do imóvel uma cópia da matrícula atualizada. Este é um dos documentos mais importantes, e é onde devem constar alterações feitas no imóvel,  restrições, se o imóvel tem alguma ação que possa resultar, por exemplo, em penhora.
Esse documento deve ser obtido no Cartório de Registro de Imóveis da região onde ele está localizado. Ele também pode informar o número da matrícula a ser consultada. Mas caso não tenha esse número em mãos, o endereço do imóvel basta.

Certidões
Verifique as Certidões do imóvel e da pessoa que detém a propriedade: Certidão de Distribuição Cível, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, Certidão Negativa de Débitos Federais de Pessoa Física e Certidão Negativa de Débitos na Junta Comercial. Esses documentos devem ser checados para saber se o imóvel está em inventário, por exemplo.

IPTU
Certifique-se com a prefeitura da cidade de que o IPTU está em dia. Para isso, basta solicitar o número do contribuinte ao atual proprietário.

Condomínio
Também verifique se não existem dívidas de condomínio.

Idoneidade do Vendedor
Confira a idoneidade do vendedor, se este está inscrito no SPC ou Serasa, de maneira a certificar-se que o imóvel não seja usado como forma de pagamento para possíveis dívidas do proprietário.

Documento de desapropriação
O documento de desapropriação mostra se o imóvel está localizado em áreas com projetos de desapropriação.

Habite-se
O habite-se é um documento emitido pela prefeitura para atestar que o imóvel é habitável. Ele não é necessário na negociação, mas é importante que o comprador tenha consciência do que está comprando e, caso compre o imóvel sem o documento, ele mesmo pode se responsabilizar por emiti-lo, solicitando um desconto no valor do imóvel para fazer isso.

Agora você já sabe o que deve conferir durante a negociação de um imóvel.

Proprietário Direto

A Proprietário Direto é uma plataforma inovadora, que veio para revolucionar a forma como você faz negócios. Aqui você poderá anunciar seu imóvel, receber sugestões de pessoas interessadas e agendar visitas de forma rápida e com a pessoa certa.

Anunciar imóvel

 Veja mais casos de sucesso:

“Conheça a história do Tiago, que em duas semanas vendeu um imóvel pelo ProprietárioDireto“

“Usuário vendeu seu apartamento na Vila Romana em 27 dias”

“A Proprietário Direto é o melhor site de imóveis que já contratei”

“Usuária da ProprietárioDireto vende imóvel em menos de duas semanas”

“Usuário vende seu imóvel em Guarulhos em menos de 3 meses” e

“Aluguei o imóvel em quatro dias!”

Compartilhar este post