Menu Principal

Não é obrigatório ter um corretor em uma negociação de compra e venda

pd_capa (2)

O corretor e a imobiliária sempre serviram como ponte entre o comprador e o proprietário, e poucas pessoas abriam mão desse serviço por diversos motivos: uns acreditavam que não conseguiriam desenvolver a negociação sozinhos, outros pensavam que seria difícil encontrar o imóvel ideal e muitos achavam que a lei não permitia que essa transição fosse realizada sem a presença de um profissional capacitado.

Na verdade, não existe nada na lei que impeça que alguém compre ou venda algum imóvel sem a presença de um profissional da área imobiliária. Ao ser informado sobre isso, quem preferia manter os intermediários afastados da negociação viu na tecnologia uma grande aliada na hora de comprar e vender seus imóveis.

Através de sites, é possível localizar o imóvel perfeito, de acordo com as vontades e possibilidades de cada um. Além disso, no Proprietário Direto, por exemplo, tanto o vendedor quando o comprador podem encontrar informações sobre documentos e principais transações que ocorrem durante o processo.

Mas o que mais chama a atenção de proprietários e compradores é o contato direto entre eles, que traz algumas vantagens para as negociações permitindo que o resultado seja satisfatório para ambos os lados.

Quais são as principais vantagens da negociação direta entre proprietário e comprador?

Economia: essa é uma das maiores vantagens, já que não existirá o pagamento pelos serviços de um corretor que, geralmente, cobra em torno de 6% do valor da propriedade. Assim, o imóvel sairá mais em conta para quem quer comprar e o proprietário evitará uma despesa.

Tranquilidade na negociação: quando o comprador e o proprietário conversam diretamente, as negociações de prazos e valores acontecem de forma mais rápida e eficiente, sem precisar aguardar a resposta ou a disposição do intermediário.

Mas, atenção!

Comprar ou vender um imóvel é algo muito sério e exige cuidados especiais. Lembre-se que, quando o proprietário e o comprador negociam entre eles, ambos têm que fazer o serviço que o corretor faria se tivesse sido contratado.

Então, muita atenção para que o sonho não acabe se tornando um pesadelo. Uma ótima dica é sempre consultar um advogado para que toda a negociação aconteça dentro da lei e todos os envolvidos estejam assegurados.

Uma nova forma de negociar imóveis

Tem um imóvel para vender? Gostaria de receber mensagens de pessoas interessadas em comprar seu imóvel, agendar visitas e economizar 6% em comissões ao fechar negócio? Só na ProprietárioDireto, onde o vendedor e o comprador se encontram.

Captura de Tela 2014-08-30 às 01.11.54