Menu Principal

É seguro vender imóvel sem corretor?

Anuncie-seu-imovel-botao-1

Quando se fala em venda direta de imóveis muitos pensam na considerável economia na negociação, porém outra questão surge: é seguro vender imóvel sem corretor? Essa dúvida gera insegurança nos anunciantes, pois embora não existam leis que exijam uma terceira parte envolvida nas negociações, essa prática de venda direta parece relativamente nova.

dúvidacorretor

A grande questão em vender imóvel sem corretor é que o anunciante fica responsável por todas, ou pelo menos pela maioria das etapas dessa negociação, começando pelo anúncio, que será feito pela própria pessoa, mas isso não é um bicho de 7 cabeças já que em poucos passos é possível fazer um anúncio perfeito e atraente. Outra incumbência do anunciante é a divulgação, nesse caso a PD ajuda os anunciantes divulgando o imóvel no Facebook, porém também é possível divulgar esse imóvel de outras maneiras, como oferecendo para potenciais compradores ou impulsionando a publicação no facebook, por exemplo.

Outra função que fica sob responsabilidade do anunciante é responder às perguntas dos interessados e encabeçar as negociações avaliando as propostas recebidas até chegarem a um acordo em relação a valores e prazos, e também respondendo dúvidas sobre algumas particularidades do imóvel anunciado.

Até aí tudo simples, nada que faça o anunciante se sentir inseguro. A primeira dúvida em relação à segurança geralmente surge quando a parte interessada solicita uma visita ao imóvel, os proprietários se questionam se é seguro abrir o imóvel para a visitação. Algumas precauções fazem com que essa etapa do processo de venda de imóveis seja tranquila e sem problemas. No caso de condomínios, isso geralmente é bem tranquilo, pois o condomínio já dispõe de funcionários e sistema segurança, porém, mesmo nesses casos e, principalmente se tratando de casas ou prédios sem serviço de portaria, a recomendação é que além do proprietário no momento da visita mais uma pessoa esteja presente no imóvel. Outra dica para quem anuncia uma casa é não abrir o imóvel para visita em horários de pouca circulação de pessoas pelas redondezas, como tarde da noite ou muito cedo de manhã. Ou seja, é totalmente seguro abrir o imóvel para visitas sem ter uma terceira parte envolvida nas negociações.

Outra insegurança que os anunciantes podem ter é em relação à documentação que deve ser apresentada tanto pelo vendedor quanto pelo comprador e como deve ser feito o contrato. A documentação é bem simples e você pode conferir nesse post, ou em uma rápida pesquisa pela internet. Quanto ao contrato, é um simples contrato de compra e venda, que pode ser feito baseado em um contrato anterior de venda de imóveis. Porém, como essa etapa pode ser considerada mais delicada, onde erros podem causar alguns problemas mais complicados, como sempre orientamos aqui, é sempre bom consultar um advogado.

Por fim, chegamos à conclusão que sim, é totalmente seguro vender imóvel sem corretor ou imobiliária. Então que tal anunciar seu imóvel na Proprietário Direto?

caracolProprietário Direto
A Proprietário Direto é a 1ª PropTech do Brasil que conecta compradores e vendedores de forma direta e sem intermediários.

Anuncie-seu-imovel-botao-1